segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Panorama Regional

TIM: continua o desrespeito
Para o usuário da TIM, utilizar o celular na região do Norte Pioneiro é uma verdadeira tortura. Não estou falando em queda do sinal por uma noite inteira, como aconteceu recentemente, mas da impossibilidade de se comunicar. Em muitos casos, tenta-se dezenas de vezes fazer uma ligação, sem sucesso. Quando se consegue, o que se ouve são sons irreconhecíveis, não tendo outra saída senão desistir. Sem contar que durante o dia inteiro o usuário recebe mensagens “te ligou”, numa demonstração de que o cliente da operadora estava desligado ou em área sem sinal.

Boca no trombone
Passou da hora de entidades como a Amunorpi, que agrega os 26 prefeitos da região, câmaras de vereadores e entidades da sociedade civil, começarem a manifestar repúdio pela péssima qualidade dos serviços da TIM Celular. Do jeito que está não dá para suportar!

Baixa adesão
O protesto em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff em Santo Antônio da Platina não teve adesão da população. A tentativa da União Cívica dos Platinenses do Bem Pela Legalidade não conseguiu reunir mais de 20 pessoas na Praça Frei Cristóvão no centro da cidade. Pudera, era de se esperar que os platinenses não sairiam da sua zona de conforto para marchar por política em pleno domingo à tarde. Mas era de se esperar que pelo menos as pessoas engajadas politicamente aderissem à proposta do movimento, principalmente depois de tudo que aconteceu em julho, quando a pressão popular fez os vereadores da cidade baixar os salários da próxima legislatura para R$ 970. Das duas uma! Ou a chama do civismo e da luta por uma sociedade mais justa se apagou ou o pessoal ‘politizado’ de Santo Antônio da Platina só se preocupa com questões domésticas.

Nem aí
Mas não dá pra reclamar de quem é a favor do impeachment da presidente Dilma em Santo Antônio da Platina e não bota o bloco na avenida. A iniciativa da União Cívica foi a única organizada em toda a região. No restante das cidades nem os mais críticos ao governo do PT tiveram coragem de levantar do sofá e sair da frente da TV para dizer chega. A maioria preferiu ver os protestos pelo país assistindo Fantástico e comendo aquela macarronada requentada do almoço de domingo.

Inimigo íntimo
Se as negociações de bastidores se confirmarem ano que vem, mais uma vez Joaquim Távora terá dois candidatos a prefeito oriundos do mesmo grupo político, repetindo o que aconteceu em pelo menos outras duas eleições majoritárias na cidade. O atual mandatário Gelson Nassar (PSDB) tem no DNA a marca do grupo liderado pelo empresário Tarcisio Messias, que também já foi prefeito da cidade. Acontece que outro “tarcisista” e que também já foi prefeito da cidade é cotado para disputar o pleito em outubro. Trata-se do produtor rural Claudio Revelino, que deixou a prefeitura em 2012 com bons índices de popularidade e que já manifestou disposição para retornar à cadeira mais importante da cidade

Por cima do muro
Com esse panorama político em Joaquim Távora, quem espia por cima do muro toda a confusão no ninho dos tarcisistas é outro ex-membro do mesmo grupo e pré-candidato ao cargo: o cartorário Emílio Calil Neto, que perdeu a eleição para Gelson Nassar por poucas dezenas de votos em eleição extemporânea em 2013. Neto Calil já foi vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito e surfa na onda da novidade e da jovialidade, requisitos mais que interessantes para conquistar o eleitorado jovem. Com três candidatos na parada, Calil pode ficar mais forte.

Digno de registro
Colunismo social nunca foi o forte desse espaço, mas é preciso registrar aqui a passagem do aniversário do pecuarista Rudolf Reich, que recepcionou uma legião de amigos na sexta-feira, 11, no Espaço Luz de Lua em Santo Antônio da Platina. A história do suiço Rudolf Reich se confunde com a de Santo Antônio da Platina, sobretudo nas últimas cinco décadas. Criador de Simental, o pecuarista recebeu gente de várias regiões do Brasil em sua festa. De empresários a pecuaristas, de políticos a profissionais liberais, de amigos de muitas décadas aos seus funcionários. Tudo isso denota o traço mais marcante de sua personalidade é a humildade. Em vez de se colocar na condição de quem deveria receber cumprimentos e homenagens, aproveitou seu próprio aniversário para lembrar e homenagear amigos, como o ex-deputado federal Santinho Furtado, a quem chamou de velho amigo. Sobrou emoção.

Ratinho prefeito
O lançamento do Instituto Superior de Estudos Sócio Políticos (Iesp) no sábado em Curitiba serviu para que o PSC indicasse que Ratinho Junior deverá disputar a prefeitura em 2016. Antes do início do evento, militantes se questionaram sobre o futuro do partido na capital e no Estado, em 2016. No final, apenas uma certeza: Junior deve entrar na disputa pela chave do Palácio 29 de Março para consolidar a legenda em Curitiba, garantindo sustentação para uma possível candidatura, em 2018, ao governo do Paraná. 


  

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário