terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Panorama Regional

Pátria deseducadora
A presidente Dilma Roussef batizou sua nova fase administrativa como “pátria educadora”. Como nada escapa aos cortes de gastos para fazer frente à lambança administrativa de sua excelência, nem a educação foi poupada e vê seu orçamento cada vez minguado. Por conta disso as universidades catam moedas para pagar contas de água e luz. Bolsas para pesquisadores e intercambistas são suspensas sem qualquer cerimônia. Centros de pesquisas suspendem experimentos que poderiam nos levar a descobertas de curas ou novas tecnologias. O preço a ser pago pela sociedade brasileira é incalculável!

Pátria achacadora
Vivemos um lamaçal no centro do poder. O Brasil se transformou na “pátria achacadora”, o país da chantagem. Eduardo Cunha, vendo-se encurralado, ameaça dar seguimento às várias propostas de impeachment (impedimento) da presidente Dilma, que por sua vez pede aos deputados petistas que evitem atacar o presidente da câmara. Vivemos a instituição da bandalheira.

O povo paga a conta
Recente levantamento realizado por um colunista que não consigo identificar, aponta que nossas autoridades de Brasília realizaram 2.206 voos em jatinhos da FAB entre 1º de janeiro a 22 de setembro de 2015.  Eles voando lá nas nuvens e nós aqui comendo o pão que o diabo amassou:

Os campeões
Esses são os maiores usuários de jatinhos governamentais: Gilberto Kassab – Ministro das Cidades – 187 vezes; Eduardo Cunha – Presidente da CD – 110; Ciência e Tecnologia – 106; Esportes – 93; Saude – 87; Casa Civil – Mercadante – 46. Viagens Pessoais – Cunha – 7; Renan – 22; Mercadante – 15

Preço do voo
Custo aeronaves mais baratas; Líder Taxi Aéreo – Brasília – Rio: 62 mil,
mais cara – 132 mil; Brasília -  Maceió – mais barato: 97 mil, Mais caro – 182 mil.

Crise moral
Dando uma geral nas notícias veiculadas ontem pela grande mídia do Paraná deparo-me com uma reportagem da Folha de Londrina na qual o p Gaeco e o Ministério Público desbaratou uma enorme quadrilha especializada em fraudar cilindros de oxigênio hospitalar. Ao invés de carregarem o recipiente com o gás para uso em saúde humana, usavam oxigênio industrial, mais barato. A que ponto chega a crise moral neste país, onde a ganância não respeita a vida!

PMDB a venda
O deputado federal João Arruda, secretário-geral do PMDB do Paraná, não deixa por menos. Denunciou “um plano sórdido para vender o partido ao prefeito Gustavo Fruet (PDT) na eleição de 2016.” Os maus bofes de Arruda foram provocados pela aproximação do deputado estadual Anibelli Neto à caterva de Gustavo Fruet. Tão escancarada a manobra que Anibelli compareceu à convenção do PDT com ares de aliado de Fruet. O que pretende Anibelli? Segundo João Arruda, quer ser vice de Fruet e para isso precisa solapar a candidatura própria de Maurício Requião Filho. “O PMDB não vai abrir mão de lançar candidato em Curitiba pra negociar meia dúzia de cargos com o Fruet”, reagiu João Arruda.

Ah Quatiguá!
Depois de quase tudo definido, a festa de rodeio programada para acontecer de 17 a 20 de dezembro no centro de Eventos de Quatiguá não vai mais acontecer. Segundo os organizadores, o faturamento do evento seria destinado ao Hospital São Vicente de Paulo, que passa por seria crise financeira. A organização alega que resolveu suspender o evento por falta de apoio da prefeitura.

Perguntinha
Depois do que se viu na festa organizada na gestão temporária da vereadora Leila Salvi, será que a ajuda para o evento atual não ficaria mais cara que a prefeitura destinar recursos diretamente ao hospital?

Cambará em festa
Ontem o prefeito de Cambará, João Mattar Olivato, ligou de Foz do Iguaçu para este colunista e informou que estava naquela cidade para tomar posse de vários veículos e outros bens doados pela Receita Federal ao seu município. Os equipamentos chegam à cidade na quinta-feira.

Não acredito!

A Portaria Conjunta nº 3/2015, publicada nesta segunda-feira (30) no Diário Oficial da União e assinada pelos presidentes dos tribunais superiores, informa que o contingenciamento de recursos determinado pela União para cada área do Poder Judiciário, incluindo a Justiça Eleitoral, “inviabilizará as eleições de 2016 por meio eletrônico”. Na semana passada, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, já havia procurado o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, para expor a preocupação diante da medida do Executivo. Será que vamos que a Dilma vai conseguir mais esta proeza; fazer todo mundo votar em cédula de papel?! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário