segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Panorama Regional

Aprendiz de ditador
Quem conhece de perto o perfil do prefeito de Pinhalão, Claudinei Benetti logo percebe que ele é daqueles homens que tem por hábito de impor suas vontades. Descontentá-lo é o mesmo que cair em desgraça. Um exemplo é o que ocorre com a Tribuna do Vale e seus diretores e jornalistas. Tudo porque o jornal nunca se calou diante das arbitrariedades e irregularidades cometidas pelo “aprendiz de ditador”. Depois de denunciar a empresa que edita o jornal por suposto superfaturamento em prefeitura, agora ele investe contra seu diretor do jornal e o chefe de redação, pedindo abertura de inquérito policial contra Benedito Francisquini e Marco Martins, pela publicação de uma reportagem repassada pelo deputado federal João Arruda, sobre parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) que detectou irregularidades na construção do frigorífico do peixe, em Pinhalão.

Aprendiz 2
O TCU, em seu relatório, aponta um suposto desvio de R$ 3,5 milhões, responsabilizando o prefeito e o ex-ministro da Pesca, Marcelo Crivela, pelas supostas irregularidades.

Processos
Outras denúncias publicadas pela Tribuna dizem respeito ao uso indevido de veículos da prefeitura em atividades particulares do prefeito e sua ex-mulher, Suzane. O caso envolvendo a ex-primeira dama relata o uso de um carro do setor de saúde no deslocamento de Pinhalão até Santo Antônio da Platina para que Suzane pudesse ir ao cabeleireiro. Ela admitiu a irregularidade, que agora virou processo por improbidade.

Benesses
Outro caso revela o uso da frota de caminhões da prefeitura no cascalhamento de uma estrada rural em Santo Antônio da Platina beneficiando uma propriedade do irmão do prefeito. A coisa pública sendo usada como se fosse propriedade do prefeito e sua família.        

Lupion
O presidente da Cohapar, ex-deputado federal Abelardo Lupion (DEM), vai receber, nesta terça-feira (25), às 19h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília o prêmio Mérito Agropecuário Deputado Homero Pereira, pelos relevantes serviços que prestou ao setor no período em que representou o Paraná no Congresso Nacional.

Pouca prática 1
O deputado estadual Evandro Junior (PSDB) precisa urgentemente indicar como seu representante alguém que tenha trânsito e conheça os meandros da política do Norte Pioneiro. Tendo como principal base a região de Maringá, o parlamentar, ao contrário do avô, Hermas Brandão e do tio, Herminhas, que sabem tudo da política regional, ele vive criando saia justa em vários municípios por conta de decisões intempestivas. Um exemplo é Jacarezinho, onde lançou o nome do presidente do IAP, Tarcizo Mossato, esquecendo-se que o PSDB faz parte da base do prefeito Sérgio Farias, que é candidato à reeleição.

Pouca prática 2
Situação semelhante se deu em Santo Antônio da Platina onde referendou o nome de Fábio Galdino (PSB), criando sérios problemas entre os aliados locais. O problema é que essas duas localidades não são casos isolados.

Segura o homem!
Quem conhece o prefeito de Cambará, João Mattar Olivato sabe que ele é incapaz de tratar mal quem quer que seja, mesmo aquele tipo “amigo da onça” que na frente é uma coisa e por trás é outra. Mas na semana passada ele perdeu as estribeiras com alguns assessores que há tempos vinham literalmente pisando na bola com decisões à revelia do chefe. O sempre amável João Mattar deu lugar a um ser enfurecido, que não poupou murro na mesa. Todo mundo ficou quietinho.

Questão de estilo
Dona Ivone Abib, esposa do ex-prefeito e ex-deputado federal, Alárico Abib, apesar de sofrer ataques de todos os lados, numa tentativa sorrateira de inviabilizar sua pré-candidatura à prefeitura de Andirá, não perde a calma e continua com seu trabalho visando viabilizar seu nome. Ela é reconhecida pelo seu senso de humanidade.

Bastidores do poder
Logo após puxarem o tapete do ex-prefeito Flávio Maiorky, alijado da direção local do PSDB, o caso chegou ao governador Beto Richa, que determinou sua reintrodução ao cargo. Quem não gostou nada foi o sindicalista patronal Alex Figueira, quem nem esquentou a cadeira na presidência do ninho tucano.

Melancólico
Quem viu o ex-prefeito de Ribeirão do Pinhal, Moacir Lataliza no poder, não imagina como a vida dá volta. Hoje ele é figura apagada, quase nunca lembrada nos momentos de sucessão municipal.

Desequilíbrio
Por conta dos desequilíbrios emocionais, o ex-prefeito de Abatiá, Jurandir Yamagami, marido da atual prefeita Lourdes, acabou sofrendo um AVC no final do ano passado que quase o leva a morte. Parece que a lição não foi suficiente e volta ele meia patrocina os mesmos espetáculos deprimentes.    


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário