segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Panorama Regional

Ribeirão Claro
Há pouco menos de um ano das próximas eleições, o quadro político começa a se cristalizar em Ribeirão Claro. O ex-prefeito, por três vezes, Mário Augusto Pereira, continua sendo a principal voz da oposição e deve ser o candidato contra o grupo do atual prefeito, Geraldo Maurício de Araújo, que completa seu segundo mandato, mas pretende influenciar na escolha do sucessor. A chapa da situação está formada, com o empresário José de Oliveira, o popular Batata, sendo na suplência a atual vereadora Cintia Regina Nardo Andreassa. A disputa deverá ser acirrada, a exemplo do que ocorreu no último pleito municipal.

Será que encara?
Em Siqueira Campos a expectativa maior é sobre quem vai enfrentar o atual prefeito Fabiano Lopes Bueno, o Bi (PSB), que já declarou que vai para a reeleição. A maior curiosidade é saber se o empresário Beto Bonilha (PSDB), da família que controla a Protork, vai tentar novamente chegar à prefeitura. No último pleito ele perdeu para o atual prefeito. Caso resolva encarar o desafio, ele traz como suporte o grupo do ex-prefeito Dirceu Rodrigues, que continua inelegível. A terceira via estaria sob a responsabilidade do vereador Aloísio Torres (PT),. Mas ainda há duvidas se concorrerá em razão de problemas de saúde.

Desgaste
É visível o desgaste do prefeito de Wenceslau Braz, Taidinho dos Santos após as denúncias do Ministério Público envolvendo a Amunorpi, entidade que preside. Pessoas envolvidas na política local comentam que ele terá dificuldade de eleger o sucessor. Quem está de olho na boquinha é o ex-prefeito Cristóvan Andraus, que perdeu a reeleição por apenas quatro votos na primeira disputa com Taidinho.

Pais sobrando
Em Cambará é cada vez mais nítido a ansiedade de vereadores e outras lideranças políticas de aparecerem quando o assunto é verba liberada para o município. O que aparece de gente se dizendo responsável pela obra não está no gibi.

Quatiguá
O ex-prefeito de Quatiguá, Efraim Bueno de Morais vive dizendo que só se candidata novamente à prefeitura se sua esposa deixar. E faz questão de completar que ela não quer nem falar de política. Mas quem conhece o empresário da área de alimentos sabe que ele se coça de tanta vontade de voltar à prefeitura.

Junior Afonso
Circula nos meios políticos de Santo Antônio da Platina, que o ex-prefeito e ex-deputado estadual José Afonso Junior (PSC) é o nome mais forte para aglutinar as forças de oposição ao atual prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM). Ventila-se vários outros nomes, mas nenhum com a densidade de Junior Afonso, como é carinhosamente chamado. Caso ele opte em ficar de fora, a opção mais forte é a do ex-deputado federal Chico da Princesa.

Vida marcada
Para analistas políticos do Norte Pioneiro, muitos dos atuais prefeitos da região terão uma longa jornada de agonia jurídica por conta de problemas administrativos gerados em seus mandatos. Um deles é o prefeito de Pinhalão, Claudinei Benetti, que enfrenta uma enxurrada de ações na justiça, sem contar investigações desenvolvidas pelo Ministério Público. A construção do frigorífico do peixe é um exemplo. O Tribunal de Contas da União (TCU) já detectou uma série de irregularidades e já determinou a devolução de R$ 3,5 milhões.

Salvação da pátria
As agências das cooperativas de crédito tem sido a salvação das comunidades da região com a paralisação dos bancários nas demais instituições financeiras. Quem mais absorve os serviços bancários tem sido o Sicredi, que reforça seu contingente para atender o público.

Prestígio
Aliás, a cada greve dos bancários o Sicredi amplia seu prestígio perante a população. Isso tem feito muita gente migrar para a instituição.

Vergonha
Enquanto isso, os clientes do Itaú, agência de santo Antônio da Platina, amargam um dos piores atendimentos da região. A culpa não é dos funcionários, mas da instituição, que não investe em mais pessoal. Pior: os clientes não tem acesso à maquina que emite senha, que fica escondida atrás de um balcão. Sem senha não tem como reclamar do tempo nas filas, sem contar que o público é obrigado e ficar em pé.

Desrespeito
Se for pra chegar o pau nos serviços bancários vamos falar da agência platinense do Banco do Brasil. Dos funcionários não há o que reclamar, mas a estrutura da agência é simplesmente um horror. Acessibilidade, não existe. Idosos e deficientes simplesmente não tem acesso à parte superior da agência. As máquinas do serviço automático são em número insuficiente, além de que são velharias que ficam a maior parte do tempo desativadas. Os funcionários reconhecem as deficiências, mas nada podem fazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário