quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Panorama Regional

Lavada eleitoral
Se for possível levar a sério a enquete realizada pelo NP Diário, a coordenação da pré-campanha do ex-prefeito Mario Augusto Pereira (PSDB) terá que elaborar um plano de marketing agressivo, pois os números lhe são extremamente negativos. Se somarmos os supostos 48% de José de Oliveira, o popular Batata (DEM), aos 12% de Cintia Andreassa (PPL), que na verdade compõe sua futura chapa, chega-se a 60%, quase o dobro das indicações conferidas a Mário, com 31%. O vereador Odair do Prado (PSB) está obtendo 8%, mas na cidade ninguém aposta em sua candidatura.

Com o inimigo
Por falar em Ribeirão Claro, o PSC do secretário/deputado Ratinho Junior foi entregue para aliados do ex-prefeito Mário Pereira. Historicamente ele é ligado ao ex-deputado Hermas Brandão, que é parte umbilical com o senador Roberto Requião (PMDB). Numa eventual candidatura de Ratinho ao governo e com a possibilidade real de enfrentar Requião, como é que fica?  

Sacrifício
Durante seu discurso na inauguração da unidade industrial da Cooperativa Integrada, em Andirá, na tarde de quarta-feira (28), o governador Beto Richa (PSDB), admitiu que assessores próximos manifestaram-se preocupados com o impacto em sua imagem em razão das duras medidas que tomou no início de seu governo. Richa disse que optou ir para sacrifício, mas admite que graças a isso, o estado será uma das poucas unidades da federação a fechar 2015 no azul.

Maldição
Nas rodas de jornalistas durante a inauguração da Integrada, quarta-feira, o assunto principal envolvia a sucessão de 2016. Todos queriam saber quem seriam os prováveis candidatos nas cidades onde atuavam esses profissionais. Em, para surpresa, segundo um repórter da cidade, o nome mais visível é o da ex-primeira dama Ione Abib (PMDB). Mas, e o candidato do prefeito: em todo irônico o jornalista respondeu: “Será que vai ter alguém que queira se unir ao Dr. Xavier?”

Na parada
Jamil Zanatta, funcionário de carreira da prefeitura de Barra do Jacaré, deverá ser o candidato apoiado pelo atual prefeito Edmar de Freitas Alboneti, o popular Edão.

Trambiqueiro
A nova edição da revista Congresso em Foco revela que o primeiro-secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), gastou pelo menos R$ 100 mil da cota parlamentar com pareceres jurídicos que são, na verdade, cópias de textos publicados na internet, inclusive reportagem jornalística e trabalho de estudante de Direito. O material foi reproduzido sem autorização dos respectivos autores e, em alguns casos, sem qualquer referência à autoria.

Caiu na malha
O valor foi integralmente ressarcido pela Câmara após a apresentação de notas fiscais emitidas por um escritório de advocacia localizado em Santos (SP), base eleitoral do parlamentar. Um dos sócios é advogado do deputado em ações na Justiça eleitoral. De 2008 a junho deste ano, Mansur repassou R$ 1,1 milhão ao escritório por meio do cotão. Mesmo com os serviços prestados, nenhum dos pareceres jurídicos apresentados foi convertido em projeto de lei ou proposta de emenda à Constituição pelo deputado.

Violência
De 2012 a 2014, houve 87 graves violações contra comunicadores no Brasil --14 assassinatos, 18 tentativas de homicídio, 51 ameaças de morte e quatro sequestros. E em 74% dos casos há indícios de participação de agentes do Estado: policiais, políticos ou agentes públicos, segundo aponta levantamento da associação “Artigo 19”, braço brasileiro de organização pró-liberdade de expressão sediada em Londres.

Responsabilidade

A violência continua em 2015. Apenas no primeiro semestre, um jornalista e três radialistas já foram mortos em decorrência de sua atividade profissional e investiga-se a relação com a profissão em outros três homicídios. A gravidade do cenário levou o Estado brasileiro a ser denunciado, na última sexta-feira, na CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), órgão ligado à OEA (Organização dos Estados Americanos).


Ficha suja1
Na região existem vários ex-agentes públicos (prefeitos, vereadores e outros dirigentes de entidades públicas), em condições reais de vencer o próximo pleito municipal. Muitos deles, no entanto, ficarão de fora por integrarem a famosa lista dos gestores fichas suja do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E tem aqueles que não dormem, apavorados com a possibilidade de serem julgados antes do registro de suas candidaturas.

Chocante

Causou impacto na comunidade platinense a notícia de que um rapaz, preso sob suspeita de ter causado a morte de um enteado de um ano de idade, se suicidou na cela que ocupava na 38ª Delegacia Regional. Por medida de segurança ele estava isolado dos demais presos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário