quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Panorama Regional

Candidatíssimo
O atual prefeito de Carlópolis, Marcos Antonio David, o popular Pezão, que recentemente enfrentou problemas na Câmara de Vereadores, com a rejeição de suas contas, deixa claro que o ato do legislativo não irá impedi-lo de candidatar-se no pleito municipal de 2016. Ele vem recebendo elogios, inclusive de adversários, pelo trabalho que realiza na prefeitura, principalmente no que se refere à conservação de estradas rurais. Além disso, ele inaugurou um período de paz no município, que vinha há anos sofrendo com sucessivos problemas institucionais, com, cassações de prefeitos e eleições suplementares.

Enquanto isso...
Já na vizinha cidade de Joaquim Távora ninguém coloca em dúvida a lisura da gestão do prefeito Gelson Nassar. O que incomoda é a pouca habilidade política do prefeito, que poderá enfrentar dificuldades caso decida candidatar-se à reeleição.

Até quando
Por falar em Joaquim Távora, existe uma mobilização na cidade pela conservação e restauração do Vale da Pirambeira, estuário ecológico de rara beleza e que há décadas sofre agressões por parte de empresas que despejam esgotos no local. Interessante é o silêncio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que já recebeu denúncias sobre o problema.

Apologia ao crime
Soa, no mínimo, estranho, a postura de um dos dirigentes do grupo “Todo Poder Emana do Povo”, de Jacarezinho, Alberto Bonardi Junior, que postou em sua página do Facebook elogios aos bandidos, no dia 22, assaltaram a praça de pedágio em Marques dos Reis. Apologia ao crime, é crime, seo Bonardi!

Infeliz 1
Apologia é o mesmo que elogiar, louvar, fazer discurso de defesa de um ato criminoso. Quem faz apologia ao crime ou ao criminoso incorre em delito previsto no art. 287 do Código Penal, pois está elogiando, publicamente, autores de crimes ou a ocorrência do crime em si. A pena é de detenção, de três a seis meses, ou multa, caso haja denúncia.


Infeliz 2
Ao postar a noticia do assalto Bonardi adicionou a frase “7 anos de perdão”, insinuando que a atitude dos marginais, a despeito do pavor causado à funcionária da Econorte que trabalha na cabine de cobrança, deveria ser elogiada por ser praticada contra outro “ladrão” – no caso, a concessionária.

Ladrão que rouba ladrão...
Bonardi, que estuda Direito na FIO, em Ourinhos, é contrário à cobrança de pedágio em Marques dos Reis, como muitos moradores das cidades vizinhas. A alusão ao ditado “ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão”, no entanto, depõe contra a imagem de um dos mais importantes movimentos de cidadania nascidos em Jacarezinho, o Observatório Social. Na condição de líder do Observatório, deveria tomar mais cuidado com o que escreve e torna público.

Carona
Até a tarde de sábado (24), outras 63 pessoas, talvez inadvertidamente, curtiram a publicação de Bonardi. Entre essas pessoas, a procuradora do Estado, Mércia Miranda Vasconcellos, também ela uma das idealizadoras do Observatório Social que conseguiu, entre outras façanhas, reduzir o número de vagas na Câmara Municipal.

Vandalismo
Outro caso envolvendo um membro do Observatório tem como pivô o empresário Leandro Soares, que foi preso em flagrante na tarde de quinta-feira (22), acusado de depredar patrimônio público. A Polícia Civil, após diligência, encontrou no veículo do empresário placas de sinalização com o nome da rua onde ele reside, em Jacarezinho. Ele foi solto após pagar fiança no valor aproximado de R$ 800 e responde ao processo em liberdade.

Denúncia
A denúncia do ato de vandalismo partiu dos vereadores Valdir Maldonado (PDT), presidente da Câmara Municipal, e de seus colegas de Legislativo José Izaías Gomes (Zola, PT) e Fabiano Saad (PSB). Na Delegacia, os três registraram Boletim de Ocorrência relatando que o acusado teria retirado as placas de sinalização porque não concordava com a alteração do nome da rua, aprovada pelos vereadores. Soares é proprietário da Copy Tech, localizada na Rua Tibagi, Parque Bela Vista, e teria se revoltado porque a Câmara aprovou a alteração da denominação da via, que atualmente se chama João Chelini.

Motorzinho
Mais conhecido como Leandro do Motorzinho em virtude de possuir uma van adaptada que funciona como um bar sobre rodas, Soares é membro atuante e um dos líderes do Observatório Social Todo Poder Emana do Povo. A tentativa de resolver com as próprias mãos uma questão que poderia ser revertida através do diálogo com os vereadores, também, compromete a imagem do Observatório Social.

Comércio irregular
O Motorzinho infringe também a Lei Complementar no. 44/2010, ou Código de Posturas de Jacarezinho, em seus artigos 140 e 143 que proíbe comércio ambulante de vender bebida alcoólica. O bar sobre rodas, que funciona sem alvará, aproveita da falta de fiscalização por parte da Prefeitura e prejudica o comércio estabelecido, que paga corretamente seus tributos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário