terça-feira, 20 de outubro de 2015

Panorama Regional

Picaretagem na net
A Justiça Eleitoral, embora ainda estejamos em período pré-eleitoral, deveria coibir os picaretas da internet, como Valcir Machado do NP Diário, que manipulam supostas enquetes visivelmente para atender interesses políticos e econômicos. Ele está veiculando na capa de seu blog uma enquete sobre a preferência eleitoral em Ribeirão Claro. Para quem é de fora, à primeira vista, parece tudo normal, mas uma rápida olhada já se vislumbra a sacanagem.

Manipulação
O jogo sujo começa quando o blog apresenta quatro nomes que poderiam concorrer a prefeito. O primeiro da lista á o ex-prefeito Mário Pereira (PSDB) e quem entende um pouco do assunto sabe que quem é apresentado na cabeça da lista leva alguma vantagem. Na sequencia, o segundo é o empresário mais conhecido por Batata (DEM), com apoio do atual prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV); o terceiro nome é o da vereadora Cintia Andreassa; e, na sequencia, o vereador e presidente da Câmara, Odair do Prado (PSB). Agora vamos explicar a sujeira: A vereadora Cintia é, oficialmente, pré-candidata a vice na chapa de Batata. Portanto, a inclusão de seu nome, em tese, tira votos do empresário. Odair do Prado, por sua vez, não é cotato como pré-candidato.

Previsão sinistra
Se a campanha nem começou e já registramos esse tipo de comportamento de alguns veículos de comunicação, imagine na hora que a disputa esquentar. Por essas e outras que a Justiça Eleitoral deveria intervir, pois cria um perigoso clima de instabilidade política.

Barco afundando
Um interlocutor enfronhado nas disputas políticas de Abatiá me contou que a crise moral que atinge a administração da prefeita Lourdes Yamagami está tornando a cada dia mais difícil sua permanência no poder. Segundo a fonte, antes era impensável imaginar alguém capaz de vencer as próximas eleições, mas diante da sucessão de denúncias envolvendo irregularidades administrativas, o prestígio da gestão despenca e ameaça seu mandato.

Desastrado
Quem acentua a crise da gestão de Dona Lourdes, é o comportamento intempestivo de seu marido, o ex-prefeito Jurandir Yamagami. Ele encara as críticas à gestão da esposa quase sempre de forma agressiva, ameaçando desafetos, isso quando não parte para a agressão física como fez com o diretor da única emissora de rádio do município, Antônio Magno Garcia Ribeiro. Ao tomar conhecimento de que o empresário estaria fazendo comentários ácidos em seu programa contra a administração, invadiu a sede da emissora e perseguiu Magno pelas ruas da cidade. Ele teve que se refugiar no destacamento da Polícia Militar.

Fui...
Pelo andar da carruagem, vários prefeitos da região com direito a reeleição devem “voar na capoeira” e abrir mão de concorrer. Tal desistência não estaria ocorrendo porque esses administrares estejam indo mau em suas gestões, mas por problemas no campo pessoal. Um exemplo é o prefeito de Ibaiti, Roberto Regazzo, o Betão, que tem o difícil desafio de recuperar suas empresas, que passam por uma delicada crise.

E mais...
Outros dois que, segundo fontes seguras, não estariam dispostos a continuar à frente de suas prefeituras são Wilson Ronaldo Roni de Oliveira Santos e Luiz Carlos Sanches, o Carlinhos, que estaria  reticentes em manter o poder por questões pessoais.

Esvaziamento
Os prefeitos da Amunorpi, a despeito das investigações desenvolvidas pelo Ministério Público Estadual (MPE), precisam se mobilizar no sentido de que a entidade sobreviva a este tufão que assola a entidade. Sua importância estratégica não pode sucumbir a esta crise que a entidade está vivendo.

Estágio no MP
A Promotoria de Justiça da Comarca de Ribeirão do Pinhal está oferecendo duas vagas de estágio em Direito. Poderão se inscrever no processo seletivo estudantes de Direito que estarão cursando a partir do 3º ano ou 5º período da graduação em 2016.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro, das 8h30 às 12h e das 13h às 18h, na secretaria da Promotoria de Justiça de Ribeirão do Pinhal (Rua Marcionilio Reis Serra, 803, Centro, edifício do Fórum). Para se inscrever, é necessário levar comprovante de matrícula e fotocópias da cédula de identidade e do CPF. 

Teste seletivo
O teste seletivo consistirá de prova objetiva e dissertativa a ser aplicada no dia 20 de novembro, com início às 8h30 e término às 11h30, no mesmo local da inscrição. O resultado será divulgado às 14h do dia 25 de novembro, também na secretaria da Promotoria. Os candidatos mais bem classificados cumprirão quatro horas diárias de estágio, em horário a combinar, recebendo bolsa-auxílio de R$ 860,00, além de auxílio-transporte de R$ 132,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (43) 3551-1832.



Nenhum comentário:

Postar um comentário