segunda-feira, 9 de maio de 2016

Panorama Regional

Lição de inteligência
Tenho dito ao longo desses anos voltados ao jornalismo que investigação policial se faz com inteligência, a exemplo de como o juiz federal Sérgio Moro conduz a operação Lava Jato. Por mais poderosos que sejam os suspeitos, o grupo de policiais e delegados federais, bem como de procuradores da República e a equipe da Justiça Federal, montam o quebra-cabeça dos casos de corrupção de uma forma que nem os mais experimentados advogados conseguem derrubar. Por conta disso, o país assiste a um dos mais importantes capítulos de sua história, com empresas gigantescas como a Camargo Correa vindo a público admitindo que cometeram todo tipo de falcatruas em suas relação com o Estado brasileiro.

Lição de jumentice
Façamos uma viagem oposta para registrar verdadeiras jumentices que se cometem em investigações nos mais variados setores da vida pública. Cito um dos casos mais recentes envolvendo a Câmara de Vereadores de Cambará, que patrocina uma investigação sobre supostas irregularidades envolvendo o prefeito da cidade, João Mattar Olivato (PSC) e dois vereadores, Renato Rodrigues Ferreira (PTdoB) e Márcio Albertini (PR). Os edis compareceram à audiência para a qual foram convocados. Já o prefeito, com problemas de saúde, apresentou um atestado médico, permanecendo em Curitiba em tratamento.

Lição de Jumentice 2
Não é que os membros da comissão processante rejeitaram o atestado médico do prefeito e marcaram o julgamento de Mattar para uma sessão marcada para o dia de ontem (9)? Quais são os conhecimentos científicos desses vereadores para colocar em dúvida um documento emitido por um médico especialista? OU seja, se os vereadores queriam dar um presente para o prefeito, conseguiram! Por conta desse ato, João Mattar ingressou com um mandato de segurança e conseguiu adiar em 15 dias a nova sessão onde poderá apresentar sua versão. Não duvido que possa conseguir mais num eventual recurso à instância superior. A pressa, no afã de atingir um adversário, acaba resultando nisso.

Cerco
Efetivamente está cada dia mais difícil a vida dos políticos da região. Atuais e ex-vereadores se veem contra a parede, com bens indisponibilizados pela justiça por conta do recebimento de diárias supostamente irregulares. Semana passada foi a vez de prefeitos e ex-prefeitos da Amunorpi, envolvidos na investigação desencadeada pelo Núcleo Regional de Ministério Público, sediando em Santo Antônio da Platina, além de ação penal, eles tiveram bens bloqueados pela justiça. Na mesma situação estão funcionários e ex-funcionários da associação e servidores de prefeituras.

Cerco 2
Para completar, tivemos a notícia da condenação do prefeito afastado de Japira, Rony dos Santos, a 19 anos de reclusão, por gravíssimas irregularidades na sua gestão.

Cenário degradante
O presidente interido da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), protagonizou no dia de ontem um dos espetáculos mais degradantes da história da República. Sem ouvir sua bancada, sem consultar um técnico sequer da Casa e nem mesmo seu advogado, ele assinou ato anulando a sessão que aprovou por 367 votos a admissibilidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Isso depois que o Senado já havia igualmente admitido o procedimento e na semana em que a matéria vai à votação do plenário. Ainda bem que o presidente Renan Calheiros reagiu e manteve o cronograma de votação. Querem fazer de nosso país um circo de horrores!

Manobra
O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, repudiou a decisão do presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), que nesta segunda-feira (9) anulou a sessão concluída em 17 de abril em que foi aprovada a continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Para Campagnolo, trata-se de uma manobra irresponsável, pautada por claros interesses políticos, que ignora a decisão tomada pela ampla maioria do plenário da Casa. Além disso, ele afirma que a medida retarda ainda mais a busca por soluções para que o Brasil supere a profunda crise em que se encontra.

Novo secretário
O empresário Márcio Villela é o novo secretário de Estado da Comunicação Social do Paraná. Ele assume o cargo no lugar do jornalista Paulino Viapiana, que vai exercer outras funções na estrutura do Estado.  Villela atua há mais de 25 anos no setor de radiodifusão desenvolvendo softwares para o segmento de comunicação. Até o começo do ano, presidiu a Associação das Emissoras de Rádio do Paraná (Aerp). A entidade congrega mais de 350 emissoras de rádio e televisão do Estado. Nascido em Londrina, Villela é formado em engenharia civil na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário