segunda-feira, 16 de maio de 2016

Panorama Regional

Não conta lá em casa
Apesar da maresia política doméstica em Santo Antônio da Platina, é necessário considerar a mexida no tabuleiro que o PSD deu no fim da semana passada ao cravar que terá José Afonso Júnior ou Celso Schmidt como candidato a prefeito da cidade, mesmo que o atual mandatário Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM) resolva disputar a reeleição. No novo panorama, uma chapa com apoios de peso e um amplo bloco partidário podem dar ao processo uma disputa no mínimo interessante. Se Pedro Claro for candidato, o PSD pretende ter uma chapa com um dos dois nomes na cabeça com a possibilidade do candidato a vice ser outra liderança de peso. A expectativa é que só para começar, o grupo tenha na mesma fileira, além de Júnior Afonso e Celso Schmidt, Chico da Princesa, Aguinaldo do Carmo e, pelo menos, duas dezenas de empresários e políticos.

Não conta lá em casa 2
Agora se Pedro Claro de Oliveira não disputar a reeleição o cenário é outro. Com o grupo liderado pelo PSD disputando a eleição com outras três pré-candidaturas - José da Silva Coelho Neto (PHS), Fábio Henrique Galdino (PSB) e José Artur Ritti (PDT) –, Pedro Claro passa a ser a dama mais desejada do baile, com seu apoio tendo o peso de decidir a eleição que acontece em outubro.

Penúria
Tem muito político de peso, com chances reais de eleger-se em 2 de outubro, que simplesmente ficarão de fora por falta de dinheiro. Apesar de ser uma disputa de apenas 45 dias, tem muita liderança com “café no bule”, ou seja, muita grana para gastar, inibindo os menos afortunados.

Exemplos
Irton da Setti, em Abatiá é um exemplo. Foi um bom prefeito nos dois mandatos em que esteve à frente da prefeitura local. Mas sem chances de concorrer por absoluta inanição financeira.

Coitadinhos
Outros na mesma situação são os ex-prefeitos de Pinhalão, Miro Fraiz, de Joaquim Távora, Claudio Revelino, entre outros.

Longe da política
José Ritti Filho, ex-prefeito de Santo Antônio da Platina, protagonista da política local por quase duas décadas,  faz questão de manter-se longe da disputa eleitoral, mesmo com a possibilidade do filho, cartorário e ex-deputado estadual, ser o candidato do PDT à prefeitura.

Recorde de renovação
Com a conclusão do segundo mandato dos prefeitos de Andirá, Barra do Jacaré, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Pinhalão, Tomazina, Wenceslau Braz, Salto do Itararé e Santana do Itararé e o anúncio de que não irão concorrer a um segundo mandato os prefeitos de Ibaiti, Beto Regazzo e de Carlópolis, Marcos Antônio David, o popular Pezão, deveremos ter renovação recorde na região do Norte Pioneiro. Se  levarmos em conta que alguns prefeitos que buscam a reeleição, estão no “bico do corvo”, esse indice poderá aumentar ainda mais.

Juventude rural
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná  (Fetaep) realiza quarta e quinta-feira (18 e 19 de maio) no Aguativa Resort, em Cornélio Procópio, encontro de líderes da juventude rural. O evento é uma promoção da Micro Região 7 da entidade.

Fiscalização
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) está fiscalizando o acesso à educação infantil em 40 municípios do Paraná. A auditoria integra o Plano Anual de Fiscalização (PAF) 2016 que, além desse tema ligado à educação, se dedica a outras quatro áreas essenciais da administração pública: saúde, despesas com pessoal, tecnologia da informação e financiamentos de organismos internacionais de crédito.
Meta
O objetivo da auditoria é verificar se as prefeituras estão cumprindo a Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE), que determina a universalização, já em 2016, da pré-escola às crianças de quatro e cinco anos. Outro foco da auditoria é conferir a ampliação do acesso à creche para crianças até os três anos, também prevista na Meta 1 do  PNE.

Desempenho
Os 40 municípios alvos da auditoria têm população entre 5 mil e 50 mil habitantes. Desse total, 30 encontram-se em situação de mau desempenho na educação, de acordo com sete indicadores previamente compilados pelo TCE-PR, e apresentam déficit superior a 160 vagas de pré-escola. Os outros 10 municípios auditados estão na lista de bom desempenho na educação, segundo os mesmos indicadores.
A auditoria está sendo realizada por um grupo de 27 analistas de controle do TCE-PR, sob a gerência do servidor Guilherme Vieira. O modelo desse trabalho é um projeto piloto de fiscalização integrada, realizado pelo Tribunal em 2015.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário