quarta-feira, 4 de maio de 2016

Panorama Regional

Bruxa solta em Abatiá
O bicho pegou em Abatiá. Depois que a Justiça concedeu liminar a mandado de segurança impetrado pelo médico Auro Pereira, na Comarca de Ribeirão do Pinhal, restabelecendo o contrato que ele mantém com a prefeitura para gerir o atendimento médico no Pronto Socorro da Santa Casa, o Ministério Público Estadual (MPE) acaba de ingressar com outra ação contra a prefeita Maria de Lourdes Yamagami (DEM) e o advogado da prefeitura, Francisco Pimentel de Oliveira. A promotoria de justiça quer o enquadramento de ambos na lei de improbidade administrativa e ressarcimento de supostos prejuizos que causaram aos cofres públicos.

Mais confusão
Pelo andar da carruagem, tem muito mais coisa que pode estourar a qualquer momento. Esses dois casos não são os únicos a infernizar a vida de dona Lourdes, uma pacata dona de casa, arrancada da tranquilidade do lar pelo marido, Jurandir Yamagami, que ao ver-se impedido de concorrer nas últimas eleições municipais, colocou a inocente mulher na fogueira. Na cidade, tudo mundo conta uma só história: quem manda na administração é o ex-prefeito Jurandir.

A praça é nossa
Tem a história de uma praça de Abatiá que está sendo reformada e promete revelar mais um capítulo nessa novela de escândalos.     

Título eleitoral
Quem pretende ir às urnas no dia 2 de outubro para eleger seus representantes em âmbito municipal teve até ontem, quarta-feira, dia 4 de maio, para tirar o primeiro título de eleitor, solicitar transferência de domicílio eleitoral ou pedir a alteração de endereço no título no caso de mudança de residência dentro do mesmo município. Também foi o limite de prazo para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitasse sua transferência para uma seção eleitoral especial.

Eleitorado
O cadastro eleitoral para as Eleições Municipais de 2016 teve início no dia 1º de novembro de 2014 terminando no dia 4 de maio. Segundo informações divulgadas terça-feira (3), até aquele momento, a Justiça Eleitoral registrou 6.742.664 pedidos de alistamento eleitoral (emissão do primeiro título) e 4.213.920 solicitações de transferência de domicílio eleitoral.
Processamento
A partir de hoje, dia 5 de maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia o processamento do cadastro eleitoral, com os dados atualizados dos eleitores em todo o país que estarão aptos a votar no pleito de outubro. Os dados devem ser divulgados pela Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) em meados do mês de julho. De acordo com as estatísticas do TSE referentes ao mês de março, o Brasil conta com 145.537.177 eleitores.

Eles querem indenização
 A ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Lula, o filho do casal, Fábio Luís Lula da Silva e a nora deles, Renata Moreira entraram com um pedido de indenização contra a União. O motivo é a divulgação de suas conversas telefônicas pelo juiz Sergio Moro. Na ocasião, o juiz responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, incluiu no inquérito que tramita em Curitiba diversas interceptações telefônicas do ex-presidente. As informações são do Estadão e Folha de S. Paulo.

E que grana!
 Entre as conversas divulgadas encontravam-se trechos de diálogos da esposa, do filho e da nora de Lula. Em nota, os advogados de Marisa afirmam que, "além da ilegalidade da própria interceptação telefônica, a legislação prevê que o material desta decorrente deve ser mantido em sigilo". A ação foi distribuída no dia 26 de abril. O valor total da causa é de R$ 300 mil, e a Justiça já determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) se manifeste a respeito. 

Sem cargos
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), adiantou à imprensa na terça-feira, 3, que os tucanos vão apoiar o eventual governo de Michel Temer (PMDB), mas sem cargos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário