sexta-feira, 8 de abril de 2016

Panorama Regional

Reunião secreta
Mais uma vez os prefeitos filiados à Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), reúnem-se na sede da entidade, em Santo Antônio da Platina, de portas fechadas. Os poucos jornalistas que lá estiveram, ficaram do lado de fora da sala de reuniões, impedidos de levar à comunidade regional, os assuntos debatidos no encontro municipalista.
Presumo que os prefeitos se reuniram na manhã de sexta-feira (08) para tratar de assuntos de interesse de seus municípios. Se é de interesse público, porque às escondidas? Qual a relevância de determinados temas que suas comunidades não possam saber? Quem sintoniza os canais de TV dos mais importantes tribunais do país acompanha debates de extrema gravidade, sem nada sonegar à comunidade brasileira. O mesmo ocorrer com o Congresso Nacional. Porque então, nossa entidade municipalista, veda à imprensa o acesso ao que se debate em suas reuniões?

Cadê a assessoria?
Já que estamos impedidos de divulgar os assuntos da Amunorpi, poderíamos, pelo menos, ser abastecidos por um serviço de assessoria de imprensa. Mas cadê tal assessoria? Sugiro ao novo presidente, José Isac, que promova uma licitação para a contratação de empresa que presta serviços de comunicação. Veja bem: contrate uma empresa com profissionais que entendam do ramo. Chega de “cabeça de martelo” que escreve saudade com “l”, que não diferencia “caução” de “calção”, entre outros absurdos.

Fora do páreo
Durante uma conversa com um cidadão enfronhado na política de Ibaiti, fiquei sabendo que o prefeito Beto Regazzo não vai disputar a reeleição. Ele mesmo, há meses, fez esta confidência a este colunista.

Alegria, alegria!
O prefeito de Cambará, João Mattar não se aguenta de tanta alegria com as últimas conquistas que obteve para seu município. Durante a reunião da Amunorpi ele obteve do deputado estadual, Alexandre Guimarães a informação de que seu município receberá R$ 4 milhões para restaurar 70 quarteirões da zona urbana do município.

Deprimente
Não há como ignorar as cenas no Aeroporto Internacional de Pinhais, durante a chegada da senadora Gleisi Hoffman (PT), vaiada pelo público presente, de quem recebeu como presente palavras impublicáveis.

Aécio e Marina
O Instituto Paraná Pesquisas levantou a preferência do eleitorado brasileiro sobre a disputa presidencial. Nos números, Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (Rede) lideram em três cenários consultados. No primeiro cenário, Aécio tem 23,5%, seguido de Marina com 21%, Lula (15,7%), Jair Bolsonaro (8,4%), Ciro Gomes (6,4%), Alvaro Dias (2,7%), Cristovam Buarque (1.9%), Michel Temer (1,9%) e Ronaldo Caiado (1%).

Cenário 2
Sem Aécio e com Geraldo Alckmin na disputa, os números são esses: Marina (24,7%), Alckmin (18,3%), Lula (15,4%), Bolsonaro (8,3%), Ciro Gomes (6,7%), Alvaro Dias (3,2%), Cristovam Buarque (1,9%), Temer (1,9%) e Caiado (1%). Com José Serra pelos tucanos, os números ficam assim: Marina (24,7%), Serra (18%), Lula (15,4%), Bolsonaro (8,5%), Ciro Gomes (6,9%), Alvaro Dias (2,9%), Cristovam Buarque (2%), Temer (1,9%) e Caiado (0,9%). O Paraná Pesquisas ouviu 2.044 pessoas, em 162 municípios de 24 estados, entre os dias 3 e 6 de abril. A margem de erro é de 2%.

Homenagem
O médico Emmanuel Gonçalves Vieira, ex-prefeito de Jacarezinho por duas vezes e  presente nos últimos 55 anos dos 116 anos de história de Jacarezinho, foi homenageado pelo Conselho de Medicina do Paraná por seu histórico exemplar à atividade. Ele foi distinguido com o Diploma de Honra ao Mérito Ético, em solenidade realizada na noite de quarta-feira (6) na sede da regional do CRM em Santo Antonio da Platina e que teve a presença de familiares e médicos representantes da comunidade médica regional.

Ele merece
Além da atividade médica intensa, teve participação efetiva na vida social, cultural e política da cidade do Norte Pioneiro, onde foi prefeito por duas gestões, fundador da Unimed local e do famoso Festival Jacarezinhense da Canção, além de diretor da Santa Casa, onde trabalha até hoje, aos 85 anos. Ele chegou à cidade em 1961, logo após se formar no Rio e se casar com D. Maria de Lourdes. O casal, bastante estimado na região, tem cinco filhos e 12 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário