terça-feira, 19 de abril de 2016

Panorama Regional

Papagaio de pirata
Quem acompanhou a votação na Câmara dos Deputados, no último domingo (16) da autorização para abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff deve ter ficado surpreso com a permanência durante toda sessão do nosso deputado federal, Diego Garcia (PHS), focado pelas câmaras de TV até o final da votação. Ele foi motivo de piada nas redes sociais, afinal, seu comportamento “papagaio de pirata” foi notado por todo mundo. Não se tinha conhecimento deste tipo de comportamento do parlamentar.

Povo despolitizado
Apesar do frisson nacional com a votação do impeachment da presidente, transmitido do começo ao fim por TVs por assinatura e abertas, não imagina que o SBT, que permaneceu alheio à votação histórica, foi o segundo colocado em audiência, chegando ao dobro da Record, terceira colocada, que se engajou na cobertura política.

Jacarezinho
Jacarezinho deverá registrar na disputa eleitoral para a prefeitura a presença de três mulheres. O mais interesse é a presença de duas pré-candidatas com o sobrenome Tonet. A primeira é a ex-bancária e empresária Célia Regina Bucko Tonet (PHC) e a segunda Valentina Helena de Andrade Toneti (PT), com o “i” no sobrenome. A terceira mulher é a vereadora Luciane Alves (PSB), que promete vir com carga total na disputa.

Apoio
Célia é ligada a movimentos da Igreja Católica e tem o apoio do deputado federal Diego Garcia, do mesmo partido. Com a entrada da empresária no cenário, Jacarezinho tem cinco nomes na disputa. O atual prefeito Sérgio Farias (DEM), as duas Toneti, Luciane Alves e o advogado Rafael Bonito (Psol), que debutou na política nas últimas eleições parlamentar, quando obteve boa votação como candidato a deputado.    

Surpresa
Luciane Alves não quis antecipar o nome, mas adiantou que seu candidato a vice vai mexer com as estruturas da política local. Há indícios que ela receba apoio do atuante empresário e atual vice-prefeito de Jacarezinho, José Carlos Molini, que não esconde seu descontentamento em relação ao atual prefeito Sérgio Farias.

Desconstrução
O que muitos entendidos de política em Jacarezinho se perguntam, é até onde o desgaste do Partido dos Trabalhadores (PT) pode atingir a candidatura da ex-prefeita da cidade Tina Toneti, que apesar do descrédito da sigla, jamais escondeu suas origens e muito menos a gratidão com a presidente Dilma Rousseff e a senador Gleisi Hoffman.

PMDB platinense
Ainda são fortes na cidade os comentários que apontam o vereador Claudio Domingues, o Cação, como provável candidato como o provável candidato a prefeito pelo PMDB. Com forte penetração popular, ele espera ter ao lado na condição de vice, alguém com identificado com o setor empresarial urbano e rural.

Ibaiti
O atual prefeito de Ibaiti, Beto Regazzo não deve concorrer à reeleição. Neste caso, ficam na disputa o ex-prefeito Luiz Carlos dos Santos, o Peté e o médico Antonely de Carvalho, que já concorrer nas eleições de 2012.

Homenagem
O centésimo aniversário do pioneiro Fernando Patriani está sendo comemorado pelo Sindicato Rural Patronal de Santo Antônio da Platina. Patriani é um dos fundadores da entidade e foi seu primeiro presidente em 1966. José Afonso Júnior, atual mandatário do sindicato, disse que, mesmo aos 100 anos, Patriani ainda atua na diretoria da entidade na condição de presidente de honra, sempre presente nos eventos e reuniões do Sindicato Rural. Para Júnior Afonso, além de muito respeitado no meio rural, não só pela sua experiência, Patriani também é uma liderança nata. “É um exemplo a ser seguido”, disse o atual presidente do SR.

Gaeco enganado 
O colunista Celso Nascimento, da Gazeta do Povo, se rendeu aos argumentos do procurador-geral do Estado, Paulo Rosso, que pede a rescisão da delação do auditor fiscal Luiz Antonio de Souza. "Rosso descobriu que a fazenda que Souza prometeu devolver nem dele é: a) está escriturada em nome de terceiros; b) não vale nem a metade dos R$ 20 milhões ofertados para ressarcir prejuízos; c) avaliação judicial fixou o valor em apenas R$ 8,8 milhões; e d) já depois da delação, a fazenda foi arrendada para quarta pessoa por dois anos. Ou seja, se a delação não for rescindida, o delator receberá um prêmio indevido e o estado não verá o dinheiro de volta", escreveu Nascimento na coluna desta terça-feira, 19.


Nenhum comentário:

Postar um comentário