terça-feira, 5 de abril de 2016

Panorama Regional

Tina deve ser candidata
O serviço de imprensa do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) informou à coluna, no final da tarde de ontem, que o balanço relativo ao exercício de 2012, da ex-prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti (PT), por recomendação do Ministério Público de Contas do TCE, voltou à Diretoria de Contas Municipais (DCM) para reexame e julgamento pela corte. A decisão atende a um recurso apresentado pelos advogados da petista, inconformados com a decisão da corte que havia rejeitado os balanços e, dessa forma, colocando em risco a pretensão de Tina em candidatar-se a novo mandato.
Na avaliação de advogados especialistas na matéria, existe pouca probabilidade de haver tempo hábil do TCE-PR em julgar o recurso antes da disputa eleitoral deste ano. Na prática isso significa que a ex-prefeita, que goza de prestígio junto ao eleitorado, deve garantir sua presença na disputa de 2 de outubro, tendo pela frente, ao que tudo indica, o atual prefeito, Dr. Sergio Faria (DEM) e a ex-petista, e agora no PSB, Luciane Alves.

Bate o pé
O deputado estadual Pedro Lupion (DEM), em Cambará aprova a pré-candidatura do ex-prefeito José Salim Haggi Neto (PMDB). Ele refura opinião de juristas que, em consulta feita para esta Tribuna, garantem que  Neto, por conta de condenação na justiça, estaria inelegível. Ele conta que ouviu uma das maiores autoridades em direito eleitoral do Paraná, que é taxativo ao indicar ele vai disputar o pleito de 2016.

Romanelli
O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, recém transferido para o PSB, aposta suas fichas em Jacarezinho na pré-candidatura da atual vereadora Luciane Alves, que deixou o PT e embarcou na caravana socialista.

Será?
Um analista do quadro político de Jacarezinho diz que a ex-prefeita Tina Toneti (PT) deveria dar menor ênfase à imagem da presidente Dilma Rousseff, que tem alcançado índices de rejeição recorde. “Temo que ela vá acabar se prejudicando ao insistir tanto em falar da presidenta Dilma”, adverte.

Nojeira!
Acompanhando o noticiário da TV e vendo a desenvoltura com que membros do governo falam da compra de votos mediante a promessa para impedir a queda da presidente mostra o nível de decadência moral em que chegou nossa classe política! É muita sujeira pro meu gosto!

Restrições
A partir desta terça-feira (5), os agentes públicos ficam proibidos, na região onde acontecerá a eleição, de autorizar reajuste salarial geral a servidores públicos que supere a inflação apurada no ano do pleito. Essa restrição tem início seis meses antes das Eleições Municipais deste ano e se estende até a data da posse dos prefeitos e vereadores eleitos, em 1º de janeiro de 2017. A proibição de reajuste acima da inflação está fixada no inciso VIII do artigo 73 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e na Resolução TSE nº 22.252/2006.

Normas
Ainda nesta terça-feira (5) termina o prazo para que os diretórios nacionais dos partidos políticos publiquem, no Diário Oficial da União (DOU), as normas para a escolha e substituição de candidatos e para a formação de coligações, caso essas normas não estejam no estatuto do partido.

Sem poste
Deu no Painel da Folha de S. Paulo: em conversa recente, já com a crise política pegando fogo e a popularidade de Dilma Rousseff em frangalhos, o ex-presidente Lula perguntou a opinião de um cientista político com quem mantém boa relação sobre cenários eleitorais.
 — Olha, o senhor teria grandes chances de se eleger caso decidisse se lançar. Mas sabe que nunca mais vão votar em quem o senhor indicar, não é?! — disse o interlocutor, em tom descontraído, mas indicando que se tratava de uma análise genuína.

Mais um

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu parcialmente a liminar no Mandado de Segurança (MS) 34087 para determinar o seguimento da denúncia que visa à instauração de processo de impedimento contra o vice-presidente da República, Michel Temer. Segundo a decisão, a Câmara dos Deputados deverá formar uma Comissão Especial para emitir parecer  sobre a autorização ou não do processo contra o vice-presidente. O ministro rejeitou o pedido apresentado no MS no ponto em que pedia a paralisação do processo de impedimento instaurado contra a presidente da República, Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário