segunda-feira, 21 de março de 2016

Panorama Regional

Controvérsia em Cambará
A divulgação pela Tribuna do Vale, edição do último fim de semana, da condenação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) do ex-prefeito de Cambará, José Salim Haggi Neto (PMDB) e do atual vereador Rafaelo Frascatti, do mesmo partido. O que gerou controvérsia nos meios políticos locais é que consta no mesmo texto informação de que o ex-prefeito, por conta da sentença do STJ, estaria inelegível e não poderia concorrer nas eleições deste ano  por ter sido incluído na lista dos políticos ficha suja.
Neto, como é mais conhecido o ex-prefeito, procurou o site Circulandoaqui, que repercutiu a matéria da Tribuna, alegando de forma veemente que não está inelegível e mantém sua candidatura à prefeitura local, antecipando que terá como vice na chapa o mesmo ex-vice Cláudio Frascatti.

Improbidade
O ex-prefeito de Cambará foi condenado em todas as instâncias da Justiça por improbidade administrativa pela prática de nepotismo. Ele foi acusado pelo Ministério Público (MP) por ter nomeado como chefe de gabinete e, depois, secretário de Indústria e Comércio, o filho de seu então vice-prefeito, o atual vereador e líder da oposição, Rafaelo Frascatti, que também estaria inelegível.

Consulta
Para dirimir a controvérsia o jornal apresentou a dois especialistas em Direito Eleitoral e Administrativo uma consulta para esclarecer a situação jurídica do ex-prefeito Neto e do vereador Rafaelo. Até o fechamento desta edição os dois juristas ainda não haviam apresentado seus pareceres, o que deve ocorrer nesta terça-feira.

Marketing eletrônico
O prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro de Oliveira Neto está apreendendo a utilizar uma nova ferramenta de marketing político: as redes sociais. Há algumas semanas ele posta na internet todas as atividades que realiza no dia-a-dia.

Fim da revoada
Acabou neste fim de semana a “janela partidária”, período de 30 dias em que deputados e vereadores poderiam mudar de partido sem risco de perder o mandato. Foi uma revoada geral. Faremos um levantamento em toda região para aferir o que mudou em termos partidários nos município.        
Sem prorrogação
Não é possível prorrogar concurso público com prazo de validade já expirado, ainda que não tenham passado quatro anos desde sua homologação.  É ilegal o reaproveitamento do resultado do concurso não prorrogado. A orientação é do Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em resposta a consulta formulada pelo presidente da Câmara Municipal de Mandirituba (Região Metropolitana de Curitiba), Silvio Galvan.

Decadência
O Datafolha perguntou a opinião dos brasileiros sobre o fato de o juiz Sergio Moro ter obrigado o ex-presidente Lula (PT) a depor de forma coercitiva na Polícia Federal no início de março. Para 82% dos entrevistados, o juiz agiu bem. Apenas 13% condenaram a decisão, criticada por alguns juristas. A pesquisa foi divulgada domingo, 20, na Folha de S. Paulo.

Pela culatra
Parece pouco dizer que a presidente Dilma Rousseff (PT) acertou um tiro no pé ao abrigar seu padrinho no Palácio do Planalto. A acomodação de Lula na Casa Civil representou muito mais que isso: foi provavelmente o erro mais grosseiro de um governo pródigo em decisões deploráveis do ponto de vista político, econômico e moral.

Pesquisa
Pesquisa Datafolha realizada nos dias 17 e 18 e publicada neste final de semana traduziu em números o tamanho do descompasso que se verifica entre o governo petista e a população brasileira. Nada menos que 73% dos entrevistados responderam que Dilma agiu mal ao convidar o ex-presidente para assumir o ministério. Além disso, para 36% a gestão deve piorar com a chegada de Lula, e 38% entendem que nada mudará. Na opinião de 68% dos brasileiros, Lula aceitou o cargo só para obter o chamado foro privilegiado e escapar de um processo em primeira instância comandado pelo juiz federal Sergio Moro.

Posse
O governador Beto Richa deu posse segunda-feira (21) aos novos secretários de Estado da Casa Civil, deputado federal Valdir Rossoni; da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior; e da Administração e da Previdência, Reinhold Stephanes. A solenidade lotou o Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curitiba. Participaram a vice-governadora Cida Borghetti, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Paulo Vasconcelos; o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, presidentes e lideranças de diversos setores da economia, além de deputados estaduais. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário