terça-feira, 15 de março de 2016

Panorama Regional

Polêmica em Quatiguá
A reportagem veiculada nesta Tribuna, na edição de ontem (terça-15), mexeu com a temperatura política em Quatiguá. Nada menos que cinco dos nove membros do Legislativo local votaram contra recomendação do Ministério Público da comarca de Joaquim Távora pela redução do número de diárias tiradas pelos vereadores. Atualmente cada um dos nove membros da Casa pode tirar até 48 diárias por ano. Se cada um dos edis utilizarem o limite de diárias, isso representaria uma despesa de R$ 19.200 por ano. Somando os nove, teríamos um total de R$ 172.800 do bolso de cada contribuinte. Lógico que nem todos fazem uso do limite de diárias, mas poderiam, se quisessem.

Redução das diárias
Por uma questão de justiça a coluna informa que os vereadores Zé Vareta, Polaco Despachante e Julio Zanlorenzi votaram pela redução do número de diárias, recomendado pelo promotor de Joaquim Távora, sede da comarca, Fabrício Muniz Sabage.

Pela manutenção
Votaram pela manutenção  das diárias, contrariando recomendação do MP, os vereador Ariovaldo Robles, o Arião, Chrystian Coser, Pedro Toledo, Israel Marques e Otoniel Depizolli. A presidente da Câmara, Leila Salvi só votaria em caso de desempate.

Carlopólis
O prefeito de Carlópolis, o popular Pezão, segundo denuncia de moradores, cortou o ônibus que levava os alunos do município. para a escola Agrícola de Cambará. O caso está provocando a maior revolta nos pais dos estudantes que ficaram sem ter como enviar os filhos para estudar. O transporte era fornecido há quatro anos e foi interrompido abruptamente sem aviso. Estava programado para a noite de ontem na Câmara de Vereadores uma manifestação protestando contra a medida do Executivo!

Devolução
A 1ª Promotoria de Justiça de Jaguariaíva, nos Campos Gerais, expediu na última terça-feira (8) recomendação administrativa para que uma servidora do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto da cidade faça o ressarcimento ao erário de valores pagos irregularmente por horas extras.

Segundo o MP-PR, a servidora, que ocupa cargo em comissão, e, portanto, não faz jus aos requisitos necessários para obtenção de hora extra, recebeu pagamentos dessa natureza em dez meses do ano de 2013 e em cinco meses de 2014. Ela tem o prazo de 90 dias para fazer a devolução total dos valores recebidos, acrescidos de correção monetária. Caso não cumpra com a recomendação, a servidora poderá ser acionada pela prática de ato de improbidade administrativa.

Filiação
Mais de 700 lideranças políticas participaram nesta terça-feira (15) da solenidade de filiação dos deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Alexandre Curi e Jonas Guimarães ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O evento contou com as presenças do governador Beto Richa (PSDB), do presidente do PSB nacional, Carlos Siqueira, do presidente do PSB estadual, Severino Nunes Araújo, do deputado federal Luciano Ducci, do líder do partido na Assembleia, Thiago Amaral, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todo o Estado.

Filiação 2
O deputado Romanelli agradeceu aos novos companheiros de partido pela acolhida e pediu empenho das lideranças para que façam novas filiações. “Agradeço aos meus companheiros de caminhada e a todos os do PSB que tão generosamente nos acolhem. Ingressamos no partido pela porta da frente e poderemos exercer nosso mandato com liberdade. O PSB tem uma visão moderna da economia de mercado, é um partido nacional, com lideranças fortes. Precisamos fazer com que o partido cresça ainda mais no Estado, para que possamos eleger um grande número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores”, disse.

Beto Richa

O governador Beto Richa lembrou que a parceria com o PSB possibilitou uma gestão eficiente em Curitiba e revelou sua admiração pelas lideranças nacionais do partido. “Parabenizo os deputados estaduais pela escolha que fizeram. O PSB sempre atuou em defesa dos interesses da população, no Paraná e no Brasil. Eu tinha uma grande admiração por Eduardo Campos e recebi lições políticas das quais jamais me esquecerei de seu avô, Miguel Arraes, que foi companheiro do meu pai José Richa, na luta contra a ditadura. Aqui no Estado, fiz uma parceria muito produtiva com o PSB, com o Luciano Ducci na prefeitura de Curitiba, que possibilitou o crescimento da nossa capital. Só tenho palavras de agradecimento pelo trabalho conjunto”, afirmou o governador.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário