quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Panorama Regional



Coisa estranha
Virou hábito na imprensa aguardar uma posição oficial do Ministério Público Estadual (MPE) toda vez que uma autoridade ou pessoa de destaque é presa a pedido na instituição. Quando isso ocorre, em poucas horas o MPE disponibiliza texto em sua página oficial na internet. No entanto, isso não ocorreu na última terça-feira (05) com a prisão do advogado Francisco Pimentel de Oliveira, de Abatiá, que até recentemente respondeu como procurador jurídico do município. A reportagem da Tribuna do Vale recorreu ao serviço de imprensa do MPE, em Curitiba, diretamente no fórum de Ribeirão do Pinhal e no núcleo do Gepatria - Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa, em Santo Antônio da Platina. Em nenhuma dessas instancias foi possível obter informações que permitissem acesso aos fatos que levaram à prisão do advogado.

O retorno das diárias
O atual prefeito de Ribeirão Claro, Mário Augusto Pereira (PSC), em oito meses de mandato, gastou em diárias para viagens, mais do que seu antecessor, Geraldo Maurício Araújo (PV), usou em dois anos de sua segunda administração. Consultada por essa Tribuna, sua assessoria de imprensa confirma as despesas, mas alega que tais deslocamentos resultaram em benefícios ao Município. Diante dessa informação, o jornal pediu que o assessor relatasse cada uma das despesas e indicasse os benefícios trazidos pelo prefeito.

Turrão
Por falar em Mário Pereira, ele não esconde sua animosidade com a Tribuna do Vale, pela cobertura do jornal durante a eleição de 2016. Simplesmente a assessoria de imprensa está proibida de encaminhar a esta redação matérias sobre projetos e obras desenvolvidos pela prefeitura de Ribeirão Claro.

Podridão no ar
Quem acompanha a cobertura pela imprensa da lambança em que se converteu a política nacional, tem a nítida percepção que em algumas de delações premiadas a coisa é feita para beneficiar os bandidos. Uma prova é a delação dos diretores da JBS. Desde o início o país vê com estupefação um acordo entre Ministério Público Federal (MPF) feito sob medida para livrar empresários criminosos. Agora que a bomba estourou, fala-se em anular o acordo.        

Tormenta em Brasília
Até aqui de mágoa a revelação de que delatores da JBS tentaram manipular o Judiciário mergulhou o Supremo em um clima de perplexidade e irritação. Informada sobre o conteúdo chulo das citações ao seu nome, a presidente da corte, Cármen Lúcia, pediu para ouvir os áudios e avisou que haveria reação enérgica. Outros integrantes do STF classificaram o caso como um “absurdo”. Relator da Lava Jato, Edson Fachin foi criticado. Pregou a “luz do sol” como o único remédio para a crise, embora amargo. (Painel Folha de São Paulo)

Absurdo
Encaminharam a esta coluna várias fotos tiradas no terreno de uma clínica odontológica de Joaquim Távora em que os responsáveis dispensa ao ar livre, luvas e outros objetos utilizados em tratamentos dentários. Mas a lei não diz que este tipo de material tem que receber tratamento especial e destinação correta, sob risco de contaminação ambiental e humana?

Inteligência
Várias operações em todo país envolvendo organismos policiais e Ministério Público em várias de suas instâncias demonstram que é possível combater o crime organizado de forma eficiente, sem alarde, mas com uso da inteligência. Foi o que aconteceu ontem em Ibaiti e outras cidades do estado, com a prisão de vários bandidos ligados a uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas e roubos a postos de combustíveis. O desfecho é o resultado de  oito meses de investigação silenciosa. 

Frutifest
A Frutifest é uma das atrações de Carlópolis, no norte do Estado. Entre 6 e 10 de setembro, a festividade atrai também o sudoeste de São Paulo, atraindo visitantes do estado. Quem passar pelo evento poderá conferir uma extensa variedade de produtos culinários feitos à base de frutas como goiaba, maracujá, abacate e lichia. (ABNOTÍCIAS)


Santuário
Acontece em Ribeirão Claro, o Circuito São Vicente Pallotti, no dia 24 deste mês. A caminhada terá como saída o Santuário São Vicente, passando por estradas e propriedades rurais com lindas paisagens e atrativos turísticos. O trajeto é de 12 quilômetros, finalizando em um ponto turístico com delicioso almoço. (ABNOTÍCIAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário