sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Panorama Regional



Confirmado

Durante um encontro com amigos e familiares de Joaquim Távora, no último sábado, o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche oficializou sua pré-candidatura à Câmara Federal. Havia especulações que ele sairia à deputado estadual, mas descartou essa hipótese e até mesmo que ficaria fora da disputa. “Com a experiência de quem trabalhou por mais de 30 anos na área habitacional, que conhece profundamente a gestão deste setor e da área de saneamento básico, acho possível prestar um serviço relevante ao meu estado e região”, assinalou Chaowiche para justificar mais este desafio.

Desafio

Outro líder que encara uma nova etapa em sua curta, mas gloriosa carreira política, é o deputado estadual Pedro Lupion (DEM), que depois de dois mandatos na Assembleia Legislativa do Paraná, agora encara a disputa à Câmara Federal. O parlamentar atende ao apelo das mais expressivas lideranças do agronegócio deste país, que o querem nas fileiras da bancada do agronegócio em Brasília. Pedro encara o desafio tendo uma das mais sólidas bases políticas deste estado, conquista graças a um trabalho exemplar como representante municipalista.

Ortega na SEDU

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano está sob nova chefia. No lugar de Carlos Roberto Massa, Ratinho Junior, que volta para Assembleia Legislativa, assume o ex-diretor-geral da secretaria, João Carlos Ortega. O decreto foi assinado pelo governador Beto Richa e publicado no Diário Oficial de segunda-feira (12).

Dissimulado

O advogado Adriano Bretas, que defende Antônio Palocci, partiu para o contra-ataque tão logo terminou o depoimento do ex-presidente Lula. Bretas disparou: “Enquanto Palocci mantinha o silêncio, Lula dizia que ele era um homem inteligente. Agora que ele começou a falar verdade, diz que é tudo mentira, que eles se encontravam a cada oito meses”. “Só falta dizer que não conhecia meu cliente. Pois ele diz que o meu cliente é dissimulado. Dissimulado é ele”. Durante o interrogatório, Lula fez várias críticas a Palocci, dizendo que ele inventou coisas, que seria “um roteirista da Globo”. As informações são de Maurício Lima na Veja.

Custo Lula


O secretário Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, apresentou nesta quinta-feira (14) o balanço da operação realizada no depoimento do ex-presidente Lula (PT) em Curitiba. Ao todo foram empregados 1.226 agentes de segurança - 916 policiais militares, 50 policiais federais, 60 policiais rodoviários federais, 100 guardas municipais e 100 agentes da Setran. “Os custos ainda não foram fechados, mas projetamos ser proporcionalmente a metade do investimento anterior. Não podemos falar em gastos quando se trata de uma operação desta natureza, mas sim em investimento em segurança pública.” destacou Mesquita.

Calmaria

Ao longo da operação nenhuma ocorrência ligada diretamente ao depoimento foi registrada. De acordo com a PRF, três ônibus foram retidos por estarem com a documentação irregular. “Já tínhamos dito anteriormente que as nossas polícias rodoviárias, tanto Estadual quanto Federal, não se furtariam de exercer sua atividade policial de revista nos ônibus”, comentou Mesquita.

Que caro!

No primeiro depoimento de Lula, realizado no mês de maio, foram empregados quase 3 mil policiais e com investimento de R$ 150 mil. O efetivo na época foi calculado com base no número de manifestantes informado que viria para Curitiba. Desta vez, foram 1.226 agentes. Mesquita destacou ainda que não houve necessidade de deslocar policiais do interior do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário