segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Panorama Regional


Justiça e jornalecos
Quem conhece o comandante do 2º BPM sediando em Jacarezinho, Coronel Moraes, sabe de sua intolerância a qualquer tipo de crítica à corporação. Durante um evento no auditório da Fanorpi, neste fim de semana, duas alunas da instituição questionaram a atuação da PM e sugeriram a adoção de medidas para melhorar a segurança no comércio de Santo Antônio da Platina.
Moraes iniciou um discurso aparentemente calmo, mas na medida em que discorria sobre o assunto, igualmente ampliava o som da voz, passando a um tom agressivo que assustou a maioria dos presentes. Ele não poupou críticas ao modelo de audiências de custódia adotado recentemente pela Justiça, que na sua avaliação recoloca nas ruas, bandidos presos por crimes diversos, e não poupou certos “jornalecos” que criticam a atuação da Polícia Militar.

Impugnação
A coluna confirmou na tarde de ontem que o Ministério Público da comarca de Cambará também ingressou com impugnação do registro da candidatura do ex-prefeito José Salim Haggi Neto (PMDB), que concorre ao mesmo cargo. Dois dias antes quem havia ingressado com igual impugnação foi a coligação que apoia a candidatura à reeleição do atual prefeito João Mattar Olivato (PSC).

Ebulição
A campanha em Ribeirão Claro ganha contornos perigosos, principalmente nas redes sociais, onde o jogo rasteiro não poupa nem a família e muito menos a honra de pessoas. Normalmente são pessoas que se escondem atrás de falsos perfis na internet, que disparam mensagens no watts e outras redes sociais, fazendo todo tipo de acusação. Apela-se para a desinformação e transformam em monstro uma pessoa pelo simples fato dela ser maçom.

Neutralidade
O ex-prefeito de Joaquim Távora, Cláudio Revelino, entrou em contato com este colunista para informar que nas eleições deste ano manterá absoluta neutralidade, embora seu partido, o PR, tenha lançado candidatura própria, liderada pelo micro empresário Valdir Azarias.

Perturbação
Se os candidatos, principalmente a prefeitos, caírem na real, perceberão que a campanha com uso de carro de sua mais perturba que informa. Você, em casa, domingo de manhã, curtindo uma competição dos jogos olímpicos e percebe o som da TV suplantado por uma corneta maldita do carro de som de candidato, só resta amaldiçoar o ordinário!

Pra ficar
A campanha eleitoral na internet chegou pra ficar. O facebook é o meio mais utilizado. Interessante que, mesmo com estruturas simples, alguns candidatos da região estão se sobressaindo pela criatividade de suas produções, respeitando a inteligência do internauta, lógico.

Lista do TCU
Nomes de mais de 6,7 mil gestores públicos de recursos federais que tiveram suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU) estão incluídos na lista disponível para consulta no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Repassada pelo TCU à Justiça Eleitoral a cada dois anos, em anos eleitorais, a lista foi entregue em 2016 antecipadamente. O prazo previsto na lei terminou no dia 5 de julho, mas o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, recebeu a lista do presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, no dia 9 de junho. A lista encontra-se disponível em formatos distintos, em ordem alfabética e por unidade federativa, e será atualizada periodicamente até as Eleições de 2016.

Prestação de serviço
Os nomes dos gestores só passam a constar da listagem depois de exercido plenamente o direito de ampla defesa e contraditório. Nem todos os gestores, necessariamente, serão candidatos nestas Eleições. Para o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, esse é mais um serviço que o TCU está prestando à Justiça eleitoral, à segurança jurídica e ao Brasil. “É de suma importância termos, na nossa página na internet, informando ao Tribunal e à Justiça Eleitoral como um todo, esses dados com autenticidade, uma vez que provêm do Tribunal de Contas da União’, declarou na ocasião.

     


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário