segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Panorama Regional

Sinuca de bico
O atual prefeito de Cambará, João Mattar Olivato (PSC) havia decidido que não entraria na disputa eleitoral deste ano, principalmente em razão de problemas familiares. Além de lutar contra um tumor na garganta, teve que submeter a filha, de 10 anos a uma delicadíssima cirurgia de coluna. Para completar, seu pai, de pouco mais de 60 anos, sofreu um grave infarto, passou quase um mês hospitalizado parte do tempo ocupando um leito de UTI, mas agora se recupera em casa, porém com quadro de saúde que exige muito cuidado.
Nos últimos dias ele vem sofrendo pressão de correligionários para que dispute a reeleição, mas João Mattar vem se mantendo firme, assinalando que precisa dar um tempo para dedicar-se mais à família e a seus próprios negócios, negligenciados nos últimos anos. “Tenho a política nas minhas veias, embora atuar nessa área em Cambará esteja se tornando cada vez mais difícil pela ação de figuras sórdidas, que usam todo tipo de expediente para agredir adversários. Venho sofrendo horrores nos últimos anos e nem minha filha tem sido poupada”, observa.

Indefinição
Por conta das indefinições, ninguém sabe ainda quem efetivamente concorrerá à prefeitura de Cambará. O grupo que parece mais definido, liderado pelo ex-prefeito José Salim Haggi Neto, carrega o fantasma das impugnações judiciais por conta de condenação judiciais de Neto como é mais conhecido. Caso ele fique de fora, seria substituído pela ex-esposa, Claudia Baptista, que já foi anunciada como vice.

Indefinição 2
No grupo de João Mattar, o nome que iria substituí-lo era o do vereador Marcio Albertini, mas, ao que parece, o rapaz jogou a toalha diante da indefinição se vai ou não haver uma aliança co o grupo do atual vice-prefeito, Luiz Antônio Dias. Nos últimos dias corrida para definir os nomes, ninguém arrisca um desfecho.

Indefinição 3
Quem pensa que a situação é diferente em outras cidades da região, engana-se. Em Santo Antônio da Platina parece briga de foice no escuro. O grupo do ex-prefeito Celso Schmidt está fechado com a aliança de cinco partidos, mas gostaria de ter o PMDB e o PSC. Nas últimas horas a direção estadual do PMDB decidiu intervir no diretório municipal por conta do bloqueio à candidatura própria liderada pelo vereador Cação. O PSB desceu do barco liderado por Celso Schmidt e desembarcou em águas do ex-deputado Ritti. Certo mesmo está a candidatura do professor Cezão, tendo como parceiro de chapa, Chico da Aramon. Fábio Galdino ainda não escolheu o vice.

Desespero
O atual prefeito de Joaquim Távora, Gelson Mansur Nassar (PSDB) morre de medo de ter que enfrentar Cláudio Revelino (PR). Recentemente ele esteve por mais de 5 horas na chácara do antecessor numa tentativa desesperada de convencê-lo a compor a chapa majoritária como vice. Segundo personagens que atuam na política local, ainda não há nada definido do cenário a curto e médio prazos.

Certidões criminais
 O artigo 27, II, b, da Resolução 23.455/2015 exige a instrução do Requerimento de Registro de Candidatura, dentre outros documentos, com a certidão criminal negativa de 2º grau da Justiça Comum. Nesse sentido, o TRE-PR solicita aos Diretórios Municipais e aos pré-candidatos que antecipem os requerimentos das certidões criminais perante o Tribunal de Justiça, evitando um eventual indeferimento de registro de candidatura pela falta da documentação não obtida em tempo hábil.

Julgamento
Isto porque, além da enorme demanda de certidões criminais oriunda do pleito municipal, ainda ocorreu a redução dos prazos para julgamento dos pedidos de registro de candidatura pela Lei 13.165/2015, a minirreforma eleitoral.  A certidão criminal deverá ser requerida pela Internet através da página do Tribunal de Justiça (https://www.tjpr.jus.br/certidao-negativa), mediante comprovação de pagamento da guia de recolhimento das taxas. As certidões negativas serão expedidas eletronicamente, mas as certidões positivas deverão ser retiradas no Tribunal de Justiça, na Rua Mauá, 920, 6º andar, em Curitiba.

Ficha limpa

O Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, expediu ofício circular a todos os chefes de cartório determinando que, antes dos autos de registro serem conclusos ao juiz eleitoral, sejam consultados e certificadas as informações do INFODIP (Sistema de Informações de Direitos Políticos), o cadastro eleitoral, bem como do Conselho Nacional de Justiça, dos Tribunais de Contas da União e do Estado, para que seja dado integral cumprimento a Lei da Ficha Limpa, verificando, deste forma, a existência de condenação criminal ou por improbidade administrativa, a rejeição de contas. Segundo o Des. Xisto Pereira, “aqui no Paraná a Lei da Ficha Limpa será rigorosamente cumprida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário