terça-feira, 5 de julho de 2016

Panorama Regional

Erro de digitação
Na coluna de terça-feira, ao redigir uma nota sobre suspeitas de irregularidades na pré-campanha eleitoral em Joaquim Távora, cometi um erro de digitação e acabei invertendo o sentido da frase. O caso em questão envolve o prefeito da cidade, Gelson Mansur Nassar (PSDB), que de uns tempos pra cá começou a atender os moradores que procuraram os ser viços de saúde em seu gabinete, numa clara violação da legislação eleitoral. Ao referirmos ao trabalho desenvolvido pelo promotor de justiça, Fabrício Muniz Sabege, salientamos que, seguramente, ele tomará providências, determinando investigação da denúncia, Sei “que este tipo de denúncia contra Gelson Mansur (não) vai passar sem que este (o representante do Ministério Público) promova uma investigação a respeito”. O que a falta de um “não” pode causar na vida de um humano!

Lá vem bomba
A Câmara de Vereadores de Joaquim Távora quer que o prefeito Gelson Mansur Nassar apresente um comparativo de gastos gerais entre os seis meses deste ano e igual período de 2015, principalmente nas áreas social e de saúde. Isso pode explicar porque tanta gente vai ao gabinete do Executivo com receitas médicas e encaminhamentos de exames especializados.

Não tem teta
Toda vez que fala em fornecedor da prefeitura ou relação com a imprensa, o próprio prefeito tavorense e pessoas ligadas a ele falam que na atual gestão “não tem teta gorda”. “Acabou a teta na prefeitura”. De que teta gorda fala-se tanto? Seria uma referencia ao ex-prefeito Cláudio Revelino, antecessor de Gelson e também pré-candidato. Pelo jeito, nessa sacola de insinuações maldosas, entram o ex-prefeito Vatão Ovçar e até o cacique, ex-prefeito Tarcisio Messias dos Santos, do mesmo partido que Gelson.

Nem o PT?
Ficou feio para o pré-candidato a prefeito de Santo Antônio da Platina, José Artur Ritti (PDT), a recusa dos membros do diretório municipal do PT em coligar-se com o cartorário numa eventual disputa à prefeitura local. Ele vinha insistindo nessa tese, mas ontem o presidente da sigla petista, Reinaldo Almeida Martins deixou claro que o seu partido terá candidatura própria ao Executivo.

Bastidores
Boatos que circulam nos meios políticos apontam que Ritti gostaria de coligar seu partido com o PMDB, demonstrando, inclusive, preferência pela empresária Maria Ramos, que poderia ocupar a suplência na chapa majoritária. Acontece que os peemedebistas sonham com candidatura própria e um dos nomes cotados é do vereador Cláudio Domingues, o Cação. Não está descartada, ainda, uma aliança com o grupo de partidos PSD, DEM, PSDB e PR.

Sem expediente
Entre os 26 municípios que compõem a área da Associação dos Municípios dos do Norte Pioneiro (Amunorpi), apenas a prefeitura de Santo Antônio da Platina optou por recesso no mês de julho. Segundo o chefe de gabinete José Antônio da Silva a sede administrativa ficará fechada entre os dias 11 e 20 – o que corresponde a oito dias úteis. Este recesso é um adiantamento das férias de final de ano. Os serviços essenciais continuarão serão mantidos, entre eles, saúde, obras e assistência social.

Investimento

O Governo do Paraná vai repassar nesta semana mais R$ 3,1 milhões para fortalecer o atendimento básico de saúde em 23 municípios. Os recursos serão destinados para equipar unidades de saúde e ampliar a frota de ambulâncias e outros veículos utilizados no transporte de pacientes.  O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, explica que a medida reforça o caráter municipalista da atual gestão. “A maior parte dos nossos incentivos estão voltados à melhoria da estrutura de atendimento dos municípios. Isso acontece porque mantemos diálogo permanente com os prefeitos, identificamos demandas e concentramos investimentos nas áreas que mais precisam”, destacou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário