quinta-feira, 14 de julho de 2016

Panorama Regional

Frente partidária
O empresário e presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-PR), Admar Pucci Junior (PSC), em mensagem que encaminhou ao presidente estadual do PSD, deputado e secretário Ratinho Junior, comunicou que retira sua pré-candidatura a prefeito de Santo Antônio da Platina, permitindo assim que sua agremiação junte-se ao grupo de partidos que deve apoiar o nome do ex-prefeito Celso Schmidt (PSD). Com isso, além desses dois partidos, deverão compor a frente partidária, o DEM, o PSDB, o PR, além de negociações com outros partidos, entre os quais o PMDB.

Reunião
Por falar em PMDB, o presidente do diretório municipal do partido, o atual vice-prefeito Jorge Garrido, juntamente com o pré-candidato da sigla, o vereador Cláudio Domingues, o Cação, reuniram-se na manhã de ontem com o pré-candidato Celso Schmidt. Na pauta do encontro a possibilidade de uma aliança, que poderia incluir Cação como eventual vice, embora o nome do ex-deputado federal Chico da Princesa seja o mais cotado.

Viralizou
Vídeo que gravei no último fim de semana escancarando as negociatas políticas envolvendo a ex-prefeita de Jacarezinho e pré-candidata, Tina Toneti (PT) e a vereadora e também pré-candidata, Luciane Alves (PSB), está agitando os meios políticos. Até ontem eram mais de 4.500 visualizações no facebook, sem contar a troca de arquivos por outras redes sociais, caracterizando o fenômeno denominado viralização, quando uma postagem atinge numero de pessoas acima da média.   

Escândalo
Uma série de situações estranhas marca uma eventual aliança entre as duas lideranças políticas. Tina e Luciane estavam rompidas desde o ano passado. Desde então a vereadora vem atacando a ex-prefeita, com críticas ácidas na câmara de vereadores, cujas sessões são gravadas. Além disso, ela distribuiu áudios a amigos e correligionários, sempre desancando o PT nacional e sua representante jacarezinhense. Depois de tudo, as duas fazem acordo e o fato se transforma no escândalo político do ano!

Frentão jacarezinhense
No final da tarde de ontem o vereador e presidente do diretório municipal do PMDB de Jacarezinho, Fúlvio Boberg, informou que está articulando uma frente partidária composta por seis agremiações que estão negociando uma grande aliança visando às eleições municipais deste ano. O nome mais cotado para liderar a chapa majoritária é do próprio vereador, que receberia o aval de sua sigla, unindo-se ao PR, PV, PSC, PSD e PRTB.

Coisas estranhas
Por falar em Jacarezinho, uma fonte me informou que Tina Toneti, que nos últimos anos respondeu como “assessora” da senadora Gleisi Hoffman (PT), indicou para sucedê-la no cargo um membro de seu partido, Carlos Cesar Pereira, o Cezinha da Merenda, que foi candidato a vereador pelo PT, ficando na segunda suplência, com 600 votos. O rapaz administra uma empresa terceirizada responsável pela distribuição da merenda nas escolas de Jacarezinho. Estamos elaborando uma matéria para esclarecer uma das coisas estranhas de nossa política tupiniquim.

Prioridade
A partir do dia 20 deste mês, os processos eleitorais terão prioridade de tramitação e julgamento para a participação do Ministério Público e dos juízes de todas as justiças e instâncias. São exceção apenas os processos de habeas corpus e mandado de segurança. A determinação é da Lei das Eleições (Lei 9504/1997). A lei estabelece ainda que essas autoridades, a partir dessa data, não podem deixar de cumprir a determinação em razão do exercício das suas funções regulares. O descumprimento constitui crime de responsabilidade e será objeto de anotação funcional para efeito de promoção na carreira.

Delitos
Para a apuração dos delitos eleitorais, a Justiça Eleitoral contará com o auxílio das polícias judiciárias, dos órgãos da receita federal, estadual e municipal e dos demais tribunais e órgãos de contas. Os órgãos da administração pública poderão ser solicitados a fornecer informações na área de sua competência e ceder funcionários no período de três meses antes e três meses depois de cada eleição.

Plazos

Os advogados dos candidatos, partidos e coligações serão notificados sobre os processos pela Justiça Eleitoral com antecedência mínima de 24 horas. Nos tribunais eleitorais, os advogados serão intimados para os processos que não tratem sobre a cassação do registro ou do diploma por meio da publicação de edital eletrônico publicado na página do respectivo tribunal na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário