terça-feira, 7 de junho de 2016

Panorama Regional

Língua inchada
O site da prefeitura de Andirá veiculou texto na edição de ontem do jornalista Thiago Dedone, figura muito querida na redação desta Tribuna. Como ser humano, pode cometer equívocos. O que não dá para admitir são os blogs e outros veículos de comunicação desta região embarcarem nos erros sem ter uma revisão do que se publica. Na homenagem prestada ao ex-prefeito e ex-deputado federal, Alarico Abib, que faleceu ontem em Londrina, Dedone grafou erroneamente, “inchada” quando na verdade o ex-prefeito foi fotografado ostentando uma “enxada” junto com trabalhadores da prefeitura.

Inchada ou enxada
Inchada é o feminino de inchado, adjetivo que se refere, principalmente, a algo que aumentou de volume, que se tornou túmido ou que está cheio de vaidade e orgulho. O substantivo feminino enxada se refere principalmente a uma ferramenta usada para cavar ou capinar a terra ou misturar argamassas. Assim, estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Contudo, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.

Até quando Abatiá?
Circula nas redes sociais mais um assunto cabeludo e que deveria merecer da prefeita de Abatiá, Maria de Lourdes Yamagami (DEM) uma explicação à sua comunidade. Em 25 de Janeiro de 2015 a prefeita e um assessor jurídico do Município retiraram diárias para ir a Brasília, entre outras coisas, para cuidar de um convênio com o Ministério da Educação (MEC) para construção de uma creche e audiências na Câmara dos Deputados e Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Acontece que o carro oficial foi multado no mesmo período no município de Formosa de Goiás, que fica aproximadamente 100 km a frente de Brasília. Em Abatiá a conversa é que a prefeita não teria viajado, mas apenas o seu assessor.

Até quando? 2
A coluna recebeu uma cópia do pedido de seis diárias em nome da prefeita Maria de Lourdes, totalizando R$ 3.928,68. Quanto a retirada do assessor, o informante não passou cópia do documento, porém, cópia do auto de infração deixa bem claro que não está blefando. No dia 29 de janeiro do ano passado, às 16h47 o Fiat Siena, placas AYN-9767, do Gabinete da prefeita foi multado por excesso de velocidade quando trafegava pelo Km 0.100, da BR-026, no município de Formosa do Oeste, cujo valor é de R$ 127,89. Como o condutor do veículo não foi identificado, não foi especificado, a multa sofre um resultado reaviso e dobra de valor, mas não há notificação de pontos na carteira de quem estava dirigindo.

Preocupação
O prefeito de Ribeirão do Pinhal, Dartagnan Calixto Fraiz, está muito preocupado com a nova crise que se estabeleceu na Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi). “Tudo o que nossa associação não precisava neste momento é de ver seu nome novamente envolvido em polêmica”, lamentou temeroso. Segundo ele, a palavra chave é comunicação e é isto que está faltando dentro da entidade.

Manipulação
Ribeirão Claro tem se transformado em território fértil para a propagação de boatos que atingem a imagem de lideranças locais. A última vítima deste tipo nojento de fazer política está sendo o prefeito Gerando Maurício de Araújo (PV), cotado entre os melhores prefeitos do interior do estado. Maledicentes estão creditando ao prefeito a responsabilidade pelas pesquisas geológicas que estão sendo desenvolvidas no território município com vistas a determinar a potencialidade do subsolo na produção de combustíveis fósseis (gás natural e petróleo). Espalha-se na cidade que foi Maurício que teria autorizado e incentivado as pesquisas, cujos resultados, podem causar sérias ameaçadas ao patrimônio ambiental e turístico do município.

Manipulação 2
A propagação dessas informações inverídicas visa tão somente atingir a imagem do prefeito e, lógico, eventuais candidatos que ele venha apoiar nas eleições de outubro deste ano. Desde o primeiro momento Maurício e seu grupo reagiram diante da possibilidade na Agência Nacional de Petróleo (ANP) autorizar a exploração de gás pelo método (fracking), que apresenta potencial assustador na promoção de danos ambientais, a exemplo do que vem ocorrendo em várias partes do mundo.

Esperança
Segundo a Tribuna apurou, caso as pesquisas apontem a presença de combustíveis fosseis no subsolo da região, a ANP promove procedimentos licitatórios para escolha da empresa que vai explorar essas riquezas. Desde que não seja pelo sistema “fracking” que seja bem vindo petróleo e gás para o Norte Pioneiro.

Sessão relâmpago
Pela terceira vez consecutiva a Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Platina promove uma sessão relâmpago. “Não dá nem tempo de coçar o zóio”, dizia um velho conhecido, quando isso ocorria em seu município. Pensar que os vereadores platinenses ficavam irritados com o saudoso Santinho Furtado, que forçava o fim das sessões para não perder a novela da 9 da noite! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário