quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Panorama Regional

Clima tenso em Abatiá
A Abatiá FM, rádio comunitária, única da cidade, vem sendo a arena de uma disputa entre o advogado e interventor da Santa Casa de Misericórdia, Francisco Pimentel de Oliveira e o médico Auro Éder Pereira, proprietário da empresa que ganhou a licitação para gestão do pronto Socorro Municipal.
Eles se revezam em entrevistas com agressões que respingam na administração da prefeita Maria de Lourdes Ferraz Yamagami e gerou um atrito que quase acaba em agressão entre o médico e o marido da prefeita, Jurandir Yamagami. Ontem teve outro embate, com entrevista do advogado.

Assunto encerrado
Cansado de conviver diariamente com esta disputa sem fim, o diretor da emissora deixou claro para ele a questão envolvendo a Santa Casa de Abatiá é, “assunto encerrado”.

TSE multa Google
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, na noite de terça-feira (2), manter a multa de R$ 900 mil à Google Brasil Internet Ltda por ter descumprido, nas eleições municipais de 2012, decisão que determinava a retirada de vídeos anônimos veiculados no YouTube com expressões ofensivas à honra do então candidato a prefeito de Cascavel (PR) Edgar Bueno. A decisão da Corte foi tomada no julgamento de um recurso da relatoria da ministra Luciana Lóssio que, inicialmente, havia votado pela redução da multa proposta à Google pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Decisão mantida
Houve, então, pedido de vista do presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, que, na sessão desta noite, votou no sentido de manter a multa em R$ 900 mil e negar à União o pedido de incluir a empresa na dívida ativa da Procuradoria da Fazenda Nacional (PFN) pelo não pagamento da multa eleitoral.

Sem chance
“Houve descumprimento de ordem judicial, o que, no meu entendimento, é algo gravíssimo. E não foi algo isolado. A Google Brasil descumpriu também em vários outros feitos as ordens judiciais.  Então, verificando esses elementos, eu entendo que não é o caso, portanto, de diminuir o valor da multa aplicada”, ponderou o ministro, seguido por maioria de votos.

Eleição no MP
Membros do Ministério Público do Paraná que desejem concorrer ao cargo de procurador-geral de Justiça têm até as 18 horas do dia 26 de fevereiro (sexta-feira) para se inscrever. As inscrições devem ser feitas no Protocolo-Geral da sede do MP-PR (Edifício Afonso Alves de Camargo, Rua Marechal Hermes, 751, Centro Cívico), em Curitiba. Podem candidatar-se procuradores e promotores de Justiça integrantes vitalícios da carreira.

Lista tríplice
A eleição, destinada à formação da lista tríplice para escolha do chefe da Instituição, será no dia 14 de março, mediante voto direto, plurinominal (cada eleitor poderá votar em até três candidatos) e secreto. São eleitores todos os membros do MP-PR em exercício. A votação será realizada pela internet, por meio de link exclusivo no site do MP-PR, que estará disponível no dia 14 de março, das 9 às 17 horas, com acesso mediante login e senha institucionais.

Não me deixe só
Essa saiu na coluna Painel, da Folha de São Paulo: Veio da presidente da República, Dilma Rousseff, a determinação para que ministros exortassem aliados a sair em defesa de Lula, ordem prontamente cumprida na terça (2) pelo chefe da Casa Civil, Jaques Wagner. Na avaliação de integrantes do Palácio do Planalto, o desgaste do ex-presidente cresce a cada dia sem que o antecessor dê sinais de reação. Dilma recebeu informações de que Lula estaria abatido, relato negado por sua equipe, e pretende encontrá-lo depois do Carnaval.

Quero os dois
Aos olhos do governo, há uma operação para tentar casar o impeachment com a crise envolvendo o ex-presidente. “Se a presidente defender muito, chama tudo para o colo dela”, pondera um auxiliar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário