terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Panorama Regional

Brincando de jornalismo
Lógico que ninguém coloca em dúvida a idoneidade do Tribunal de Contas do Paraná. Se o TCE-PR posta uma informação em seu site, a mesma deve ser encarada com seriedade pelos veículos de comunicação, mas isso não isenta o jornalista de checar a informação. Um exemplo aconteceu na tarde de segunda-feira (22). O serviço de imprensa do tribunal postou na capa do portal da instituição notícia informando que os municípios de Capitão Leônidas Marques e Cambará estavam com suas respectivas negativas bloqueadas.
Bastou a matéria postada no TCE-PR para vários sites da região embarcar na onda. Nem mesmo o prefeito João Mattar Olivato (PSC) se defendendo e sua assessoria encaminhando cópia da certidão negativa foi suficiente para frear o ímpeto daqueles que passam a vida “brincando de jornalismo”.

Jornalismo responsável
A informação do TCE-PR foi postada ao meio dia. Logo após o almoço tive contato com a notícia e, imediatamente, liguei para a assessoria da prefeitura de Cambará, que corrigiu a informação e encaminhou fac-símile da certidão liberatória. Mesmo com isso, a redação da Tribuna do Vale preferiu aguardar uma posição oficial do tribunal. Afinal, como um texto postado ao meio dia era contrariando por uma certidão emitida pela própria corte.

Jornalismo irresponsável
Eis que logo após às 15 horas de ontem, a assessoria de comunicação do TCE-PR ligou para a redação da Tribuna do Vale, falou com este colunista e admitiu que o Município de Cambará, está com certidão negativa e que a informação postada referia-se a uma situação de 20 de janeiro deste ano, quando a administração municipal já efetivava a regularização das pendências junto a corte. Ou seja, se certos veiculos de comunicação agissem com mais responsabilidade, checando as informações antes de publicar, teriam poupado desgaste desnecessário ao prefeito de Cambará e sua equipe.  

Revoada1
Os próximos 30 dias prometem surpresas coma janela que permite mudanças de partidos sem risco de perda de mandato. A vereadora Luciene Alves, do PT de Jacarezinho, desde o ano passado informa que vai mudar de sigla, mas ainda não decide pra onde vai. Ela não esconde que seu desejo é lançar candidatura à prefeitura de Jacarezinho.

Revoada 2
Outro que antecipa seu voo é o vereador Francisco Carlos de Moraes, o Chico Serraia, também de Jacarezinho, que anunciou semana passada, que está saindo do DEM e aterrissando no PSB. “Fui o vereador mais votado na coligação da chapa do atual prefeito. Não consigo concordar com algumas ideias do atual chefe do Executivo, com isso irei para outro caminho nesse próximo pleito eleitoral”, argumenta Chico Serraia. 

Tragédia Petista
Vendo o desenrolar das investigações da Lava Jato, percebo que esse poço não tem fundo. Cada dia agrava-se a situação do Partido dos Trabalhadores (PT) e de outras siglas que formam a base do governo. Não uso este espaço para criticar o partido do governo, mas está cada vez mais difícil sair em sua defesa e dos principais nomes da sigla.

Prestação de contas
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) publicou na edição nº 1.299 do seu Diário Eletrônico, veiculado no dia 17 de fevereiro, a Instrução Normativa (IN) nº 114 que estabelece os responsáveis, a forma e composição das prestações de contas anuais (PCAs) dos poderes Executivo e Legislativo dos municípios, bem como das entidades da administração indireta. A instrução apresenta as informações e documentos a serem encaminhados pelos órgãos e entidades municipais em relação ao exercício de 2015, para que as contas sejam analisadas de acordo com o estabelecido na IN nº 108. Essa normativa trouxe inovações no escopo das PCAs municipais com o objetivo de racionalizar a análise realizada pelo Tribunal e aumentar sua eficiência.

Prazo

A diretora de Contas Municipais do TCE-PR, Regina Cristina Braz, lembra que os prefeitos e presidentes de câmaras devem prestar contas ao Tribunal até o dia 31 de março. Os demais administradores municipais, até 30 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário