terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Panorama Regional

Os reelegíveis
No Norte Pioneiro, 16 dos atuais 26 prefeitos membros da Amunorpi tem direito a buscar a reeleição. Desses, correm risco por conta de problemas judiciais, os prefeitos de Japira, Wilson Ronaldo Rony de Oliveira Santos, e, de Carlópolis, Marcos Antônio David. Entre os reelegíveis, alguns admitem a possibilidade da desistência. Um deles é o prefeito de Ibaiti, Roberto Regazzo, que admitiu a este colunista que, se depender dele, reassume as rédeas de suas empresas, que não passam bom momento. Outro que pode sair de cena é o prefeito de Conselheiro Mairinck, Carlinhos Sanches, que há meses está afastado da prefeitura por problemas de saúde. Ou seja, a se confirmar os prognósticos, a região da Amunorpi poderá ter apenas 11 candidatos buscando a reeleição.

Estão de fora
Desses 26 prefeitos da Amunorpi, estão cumprindo o segundo mandato consecutivo, portanto sem condições de nova eleição, os prefeitos de Andirá, Dr. Xavier, de Barra do Jacaré, Edão, de Ribeirão Claro, Maurício Araújo, de Guapirama, Pedro Oliveira, de Ribeirão do Pinhal, Dartagnan Calixto Fraiz, de Pinhalão, Claudinei Benetti, de Tomazina, Guilherme Saliba Costa,  de Wenceslau Braz, Taidinho dos Santos, de Salto do Itararé, Israel Domingos e, Santana do Itararé, José Jesus Isac.  

Inelegível 1
O prefeito de Jaboti, Vanderley de Siqueira e Silva, o Lei da Lica como é mais conhecido, está com sua carreira política seriamente comprometida depois que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) rejeitou o balanço de sua administração relativo ao ano de 2013. Cabe recurso da decisão, mas especialistas em análises contábeis de prefeituras vê como improvável o TCE mudar sua decisão. Neste caso, a recomendação do Tribunal será submetida à apreciação dos vereadores, que se formar pela rejeição, o prefeito está fora das próximas eleições.

Inelegível 2
Situação semelhante passa a ex-prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti (PT), que teve suas contas relativas ao exercício de 2008 também rejeitadas pelo TCE-PR. Ela apresentou Recursos de Revista que ainda está sendo apreciado pelo Tribunal. Se conseguir empurrar a decisão para depois da eleição, Tina consegue registrar sua candidatura, mas corre o risco de perder o mandato caso vença o pleito de 2 de outubro deste ano e o TCE venha confirmar sua decisão. Quem pode sair no lucro é o eventual vice da petista que pode receber de graça a chefia do executivo.

Inelegível 3
Quem vive situação irreversível é o prefeito de Carlópolis, Marcos Antônio David, o Pezão, que teve as contas de 2013 rejeitas pelo TCE, decisão que foi confirmada pelos vereadores da cidade. Percebendo que de nada adiantaria ficar alimentando esperanças, Pezão já anunciou que está fora da disputa e pode apoiar o pré-candidato Hiroshi Kubo. O que apoiadores de Pezão lamentam é que ele está realizando um bom, trabalho como prefeito e teria chances reais de reeleger-se.   

Renovação recorde
Pelo andar da carruagem, analisando o desempenho de algumas administrações, o Norte Pioneiro pode registrar renovação recorde de prefeitos nas eleições deste. Interessante é que a maioria daqueles que apresentam performance abaixo da média, teimam em não enxergar a realidade, mesmo alertado por amigos. Não cito os nomes para não criar constrangimentos, mas, no momento oportuno, vou escancarar a realidade com pesquisas de opinião pública realizadas por instituto sério, para não deixar margem à dúvidas.

Barrados no baile
Tem aqueles, por outro lado, que já exerceram o poder municipal e que acham que vai ser barbada o retorno à cadeira de prefeito. É preciso levar em conta, primeiramente, que o povo não tem essa memória que julgamos. A última cesta básica via de regra faz esquecer a anterior. Daí...

Fiscalização
A CNBB, que, juntamente com a OAB e outras entidades da sociedade civil, vai criar comitês para fiscalizar o uso do caixa 2 nas campanhas, irá convidar igrejas evangélicas para se unir à luta contra a corrupção eleitoral.

Deu no Painel da Folha
No final de junho de 2014, o então tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, escreveu a Leo Pinheiro, da OAS: “Ouça a música do cantor Orlando Silva”. O empreiteiro respondeu: “Ligo pra ele”. No dia seguinte, Vaccari enviou: “Conserte as duas faixas arranhadas, caso tenha solução”.

…Qual é a música? - Orlando Silva, deputado pelo PCdoB, não recebeu recursos da OAS, mas a Direção Nacional da sigla foi contemplada com R$ 600 mil logo após as mensagens, em agosto de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário