segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Panorama Regional

Definição em Ribeirão Claro
A menos que ocorra algo inesperado, os nomes que vão integrar as chapas majoritárias ao pleito municipal de 2016 estão definidos em Ribeirão Claro. O grupo do atual prefeito, Geraldo Maurício de Araújo (PV) fechou questão em relação ao empresário José de Oliveira, o popular Batata (DEM), pré-candidato a prefeito e Cintia Andreassa (PPL), suplente na futura chapa majoritária.
O tradicional grupo oposicionista é liderado pelo ex-prefeito Mário Augusto Pereira (PSDB), que aparece como cabeça de chapa, com o também ex-prefeito João Carlos Bonato, atualmente no PPL, mas que deve se transferir para o PMDB. Fontes ligadas à política local não vislumbram outras lideranças que possam concorrer com esses dois grupos.

Final de enquete
Atendendo a leitores da Tribuna do Vale, informamos novamente o resultado final de uma enquete realizada pelo blog NP Diário aferindo a intenção do eleitorado de Ribeirão Claro. Vale assinalar que enquete não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no art. 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado. Outra questão importante, durante o período eleitoral, está proibida a divulgação de enquetes, mas apenas pesquisas devidamente registradas na Justiça Eleitoral.

Os números
O resultado da enquete encerrada no dia 31/10/2015 apontou Batata na liderança, com 48% das indicações. Em seguida aparece Mário Pereira, com 31% dos eleitores que votaram. Na sequência, aparece Cintia Andreassa, com 13% dos votantes, seguido do atual presidente da Câmara de Vereadores, Odair do Prado (PSB), que obteve 8% das indicações. Vale assinalar que no momento em que deu-se início a esta sondagem, já era público o fato de Cintia ter sido escolhida a futura vive na chapa de Batata, da mesma forma que não há indicações que Odair seja candidato a prefeito.

PSC do Paraná
Levantamentos internos do PSC paranaense, a sigla já tem a confirmação de 80 pré-candidatos a prefeitos nos municípios paranaenses, mas a meta do partido é concorrer em 300 municípios, seja com cabeça de chapa ou na condição de vice.

Posse
Estava previsto para a sessão ordinária de ontem a noite (segunda-09), a posse do primeiro suplente do PMDB, jornalista Fábio Galhardi (PMDB), que passa a ocupar a cadeira que foi do falecido ex-vereador Santinho Furtado, que foi sepultado na manhã do último sábado (07).

Fábrica de bandidos
Quando se discute crescimento da criminalidade quase sempre o motivo eleito é a impunidade que impera no país. A maioria das pessoas esquece-se de apontar os principais causadores da crescente onda de violência é a falta de atenção para com a criança e o adolescente. Onde faltam salas de aula, quadras poliesportivas, ginásios, atividades culturais, de lazer e formação profissional, aumentam a exposição dos menores ao mundo do crime.

Fique de olho
O Brasil Eleitor, programa desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta semana destaca os prazos de filiação partidária e desincompatibilização para aqueles que pretendem disputar uma vaga de prefeito ou vereador nas eleições de 2016. Os futuros candidatos precisam ficar atentos as datas, que variam de três meses a um ano antes do pleito, para não serem considerados inelegíveis de acordo com a Lei Complementar n°64/1190 (Lei de Inelegibilidade). Já a filiação partidária, segundo a legislação eleitoral, deve ser feita seis meses antes das eleições.

Grana
Em outra reportagem, o programa irá mostrar qual o destino do dinheiro arrecadado por candidatos e partidos que não foi gasto no período eleitoral. Com a reforma política, a obrigação de enviar as sobras para os partidos não é mais do candidato.

Alcance
Produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do TSE, o Brasil Eleitor vai ao ar todos os domingos, às 20h30, pelo horário de Brasília. Transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país, o programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço www.youtube.com/justicaeleitoral. O programa Brasil Eleitor pela TV Justiça é reprisado segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5h (horário de Brasília).

Na surdina
Segundo o jornalista Cláudio Humberto, a oposição tem se reunido secretamente com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para tentar redirecionar o desgaste provocado pela Lava Jato. Na última semana houve ao menos dois encontros. Cunha foi cobrado pela inércia sobre as acusações de que é alvo e pelo travamento do processo de impeachment de Dilma, que, pelo cronograma dos opositores, deve ser aceito dia 17 de dezembro. Representantes do SD, PSDB, PSC, PPS e DEM participam dos encontros com Cunha e, por ora, dão sustentação ao peemedebista. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário