terça-feira, 24 de novembro de 2015

Panorama Regional

Repeteco
A ex-prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti (PT), está distribuindo release (texto de assessoria de imprensa) para veículos de comunicação da região, principalmente blogs e sites, reafirmando que disputará com o atual prefeito, Sergio Faria, a eleição majoritária do próximo ano. Trata-se do repeteco de matéria que publicou em outro blog no começo deste mês, onde se intitula “presidenta” do PT jacarezinhense.

É legal
Embora o uso do termo feminino para definir o cargo de “presidenta” quase inexista no vocábulo nacional, seu uso é definido em lei. A lei federal 2.749, de 1956, do senador Mozart Lago (1889-1974), determina o uso oficial da forma feminina para designar cargos públicos ocupados por mulheres. Era letra morta até o país escolher sua primeira mulher à Presidência da República.

Mais controversas
Em comunicado, a equipe do Lexikon, que atualiza o dicionário Aulete, avalia que os substantivos e adjetivos de dois gêneros terminados em -ente - não apresentam flexão de gênero terminado em -a . Por isso, não dizemos "gerenta", "pacienta", "clienta" etc. Caso fosse "presidenta", por coerência, diríamos "a presidenta está contenta" e "o presidente está contento", exemplifica o grupo. Tá vendo!

Coisa de petista
Para todos os efeitos, “presidenta” é cada dia mais visto como sinônimo de petista! Sem querer esculhambar.

Coisa estranha
Não canso de falar com prefeitos amigos para tomarem mais cuidado na relação com certos veículos de comunicação, mas parece que alguns fingem não ouvir. Vários prefeitos passam anos apanhando de certos jornais e blogs e, como passe de mágica, de um momento para outro, esses mesmos veículos passam a elogiá-los. É tanto confete que até as criancinhas da creche percebem a patacoada!

Comendador
Um exemplo é Sergio Faria, de Jacarezinho, que depois de meses levando pau, apareceu na manchete de um jornal regional como “comendador”, assinalando que ele é o prefeito “mais premiado do Norte Pioneiro”.

Será que ele vem?
Na nossa querida Ibaiti, um dos políticos considerados favoritos nas próximas eleições é o ex-prefeito Luiz Carlos dos Santos, o Peté, que marcou seus dois mandatos por um estilo populista, agradando principalmente a base da pirâmide social, ou seja, os mais pobres. Resta saber se ele viabiliza juridicamente sua candidatura.

Maldição
A vitória do candidato conservador Maurício Macri a presidente da República Argentina faz antever uma tempestade que pode atingir a esquerda latino-americana. Na Venezuela, pesquisas insuspeitas apontam vitória das oposições nas eleições legislativas que acontecem em dezembro. Ano que vem temos eleições municipais no Brasil e, pela maldição que se abate sobre o Partido dos Trabalhadores, não será surpresa que a legenda levar uma surra nas urnas.

Não há provas
No decreto em que determinou a prisão do empresário e pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e suspeito de intermediar propinas envolvendo contrato de navio-sonda da Petrobras, o juiz Sérgio Moro ressaltou que não há nenhuma prova contra o ex-presidente petista no empréstimo de R$ 12 milhões do banco Schahin ao pecuarista que - segundo os investigadores e com base em delações dos próprios executivos do banco - teria sido para repassar dinheiro ao PT.
"Não há nenhuma prova de que o ex-presidente da República estivesse de fato envolvido nesses ilícitos, mas o comportamento recorrente do investigado José Carlos Bumlai levanta o natural receio de que o mesmo nome seja de alguma maneira, mas indevidamente, invocado para obstruir ou para interferir na investigação ou na instrução", aponta o magistrado na decisão. A informação foi publicada ontem no site do Estadão.
Silêncio
Depois de semanas sob clima tenso, a impressão que se tem é que Abatiá está vivendo um momento de calmaria. Difícil saber até quando.

Não é feriado

Os desembargadores da 5ª Turma do TRT do Paraná negaram o pedido de reconhecimento do dia da Emancipação Política do Paraná (19/12) como feriado estadual, formulado em uma Ação Civil Pública movida pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. Os magistrados consideraram que a Lei Estadual nº 18.384, publicada no final de 2014, revogou a lei anterior e pôs fim aos questionamentos sobre o assunto, estabelecendo que a data não é feriado. A decisão de segunda instância, da qual cabe recurso, confirmou o entendimento do juiz Fabrício Nicolau dos Santos Nogueira, da 8ª vara de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário